Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UDESC - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NASCIMENTO, Adriano Fiuza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Marcon, Karina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-11T12:36:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-11T12:36:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Documento_UDESC_00047078_2022_1681845512762_1796 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740380 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), quando apropriadas de forma crítica, desempenham um papel fundamental na educação, pois contribuem para o desenvolvimento social e formação dos educandos para a sociedade contemporânea. Nesse contexto, a presente pesquisa busca investigar como ocorrem os processos de inclusão digital nas práticas pedagógicas da inovação curricular Tecnologia do Programa Inova Educação, nas escolas estaduais de ensino médio integral do município de Sumaré-SP. Para isso, foi realizado um estudo teórico sobre TDIC, inclusão digital e práticas pedagógicas, e também de documentos normativos que norteiam a educação pública brasileira e paulista. Foi adotado como percurso metodológico o estudo de caso de cunho exploratório, com coleta de dados realizada por meio de questionário e observações simples. A pesquisa ocorreu em duas escolas estaduais de ensino médio integral de Sumaré, tendo como participantes dois diretores e quatro docentes que atuam diretamente na inovação curricular Tecnologia do Programa Inova Educação. Os resultados apontaram a insuficiência de formação docente e discente no âmbito das tecnologias, enfatizaram a precariedade de acesso à internet e a falta de articulação entre os materiais didáticos enviados às escolas e o desenvolvimento das práticas pedagógicas da inovação Tecnologia com o currículo paulista. Estes resultados subsidiaram a elaboração de um projeto de orientação técnica/formação tecnológica como produto educacional desta pesquisa, a fim de contribuir com os docentes no desenvolvimento de práticas pedagógicas que promovam processos de inclusão digital. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,55 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão Digital | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Inova Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação | pt_BR |
Título: dc.title | ORIENTAÇÃO TÉCNICA | FORMAÇÃO DOCENTE EM TECNOLOGIA PARA INCLUSÃO DIGITAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Documento_UDESC_00047078_2022_1681845512762_1796.pdf | 2.62 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740380/2/Documento_UDESC_00047078_2022_1681845512762_1796.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons