POLÍTICAS E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUDESC - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Jéssica Galvão Sansão-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Cléia Demétrio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-12T12:38:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-12T12:38:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-26-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTA__O__JESSICA_GALV_O_SANS_O_LIMA___2023__2__17012868964521_1796pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740370-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho em nível de mestrado profissional apresenta os resultados da pesquisa que teve o objetivo de analisar as políticas de educação inclusiva na formação permanente de professores do ensino fundamental, da educação básica, para atuação com estudantes considerados público da educação especial, na rede municipal de ensino de Gaspar/SC. As motivações desse estudo estiveram ligadas a experiência como docente, da trajetória acadêmica no curso de Pedagogia, bem como, da apropriação de alguns referenciais teóricos e políticos que versam sobre o objeto dessa pesquisa. “Como a rede municipal de ensino de Gaspar/SC tem se organizado em termos de políticas e práticas na formação permanente de professores do ensino fundamental da educação básica na perspectiva da educação inclusiva para atuação com estudantes considerados público da educação especial?” foi à questão levantada para desenvolver esta pesquisa. Este itinerário metodológico seguiu com a pesquisa documental e bibliográfica de cunho qualitativo, e, pela pesquisa participante, como procedimento de coleta de dados via formulário online. A rede municipal de educação de Gaspar se constituiu como o locus da pesquisa, cujos professores de áreas e do atendimento educacional especializado compuseram a população da pesquisa. As análises empreendidas apontam que as discussões foram relevantes e evidenciaram os desafios enfrentados pelos professores no cotidiano da escola, considerada o locus privilegiado para o diálogo, a escuta, a ação-reflexão-ação e para a mudança, o desenvolvimento e o aprimoramento contínuo da formação humana. Por fim, a pesquisa desencadeou a elaboração do produto final, materializado em uma proposta de denominada “Formação permanente de professores em contexto escolar: escolarização de estudantes público da educação especial na perspectiva da educação inclusiva na Rede Municipal de Educação de Gaspar/SC”. Com efeito, espera-se que os resultados dessa pesquisa e a proposta de formação permanente para a Rede Municipal de Gaspar, elaborada como produto educacional deste estudo, possam contribuir para a ampliação do debate sobre a formação permanente de professores e para a promoção de espaços de reflexão e aprendizagem que valorizam e reconhecem a diversidade humana e a inclusão em todos os níveis de ensino da educação básica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,85 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas de educação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação permanente de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPúblico da educação especialpt_BR
Título: dc.titlePOLÍTICAS E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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