Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UDESC - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | COL, CARINA PASINI | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Vera Márcia Marques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-12T11:50:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-12T11:50:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | Processo_UDESC_00057151_2022_16818486154881_1796 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740369 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa pesquisa objetivou verificar nas diretrizes políticas e pedagógicas do Estado de Santa Catarina como aparece a educação inclusiva e como impactam na elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das instituições públicas de ensino para a educação básica da rede estadual no município de Chapecó/SC. Inicialmente realizamos uma revisão de literatura, buscando teses e dissertações na Base de Dados de Teses e Dissertações (BDTD), com a utilização dos descritores: Educação Inclusiva, Formação de Professores, Projeto Político Pedagógico; Diversidade, com o intuito de estreitarmos o conhecimento com as pesquisas produzidas no período de 2020/2021. Como parcerias teóricas trouxemos autores como: Bezzera (2013), Candau (2011), Ferreira (2020), Gomes (2007), Gatti (2008), Munanga (2008), Imbernón (2011), Mantoan (2015), Pacheco (2016), Santos (2020), Souza (2019), Tavares (2020) e Veiga (1998, 2009). Metodologicamente, lançamos mão da pesquisa documental com o auxílio da análise temática, verificando os PPPs por amostragem, considerando uma abordagem voltada para a Educação Inclusiva. Para tanto tomamos como parâmetro referencial a Proposta Curricular do Estado de SC, verificando como estão contempladas, as políticas públicas e o processo de inclusão no Projeto Político Pedagógico nas escolas selecionadas. Partindo da análise das categorias constantes na Proposta Curricular de SC, as indicações contempladas nos Parâmetros Curriculares e nos PPPs analisados, elencamos os indicadores que nos possibilitaram organizar um portfólio como produto educacional, que será disponibilizado às escolas que participaram da pesquisa, bem como demais interessadas. Proposta essa, que poderá contribuir desde a elaboração ou reformulação do PPP com sugestões que pressupõem esse documento como auxílio voltado para uma escola integralmente inclusiva. Ainda, a possibilidade de sensibilização para uma proposta de formação permanente para professores/as, com foco na análise do contexto local, com possibilidades de traçar estratégias que venham garantir ações para a constituição de uma escola inclusiva. Que reconheça, respeite e acolha pedagogicamente a pluralidade social e as diferenças por meio da prática docente na promoção da educação inclusiva. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8,63 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto Político Pedagógico | pt_BR |
Título: dc.title | FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ/SC: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Processo_UDESC_00057151_2022_16818486154881_1796.pdf | 8,84 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740369/2/Processo_UDESC_00057151_2022_16818486154881_1796.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons