Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UDESC - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SODRÉ, ANGÉLI NUNES | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Marcon, Karina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Böck, Geisa Letícia Kempfer | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-12T11:25:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-12T11:25:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | Processo_UDESC_00058009_2022__2__16818474721056_1796 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740368 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Robótica Educacional tem se mostrado um excelente recurso pedagógico em ambiente escolar. Por intermédio do “Kit de montagens Uno”, o interesse dos estudantes na disciplina de matemática é ampliado, pois desperta novas possibilidades e desafios para o processo de desenvolvimento lógico-matemático ao agregar conceitos simples das quatro operações e da geometria, fundamentais para aprofundamentos posteriores em habilidades matemáticas. Impulsionado por essas inovações tecnológicas, este projeto de pesquisa tem, como objetivo geral, investigar o potencial da Robótica Educacional no ensino da Matemática por meio de uma sequência didática, planejada com base nos eixos estruturantes do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). O público da pesquisa é formado por estudantes matriculados nos sextos anos do ensino fundamental que apontam no momento dificuldades em matemática da Escola Municipal Edwiges Fogaça, localizada no município de Esteio/RS. O método de pesquisa é de natureza qualitativa, conduzido por intervenção pedagógica, e a constituição dos dados ocorrerá por meio de análise descritiva experimental a partir da sequência didática proposta, amparandose nas três categorias do DUA, denominadas como: o reconhecimento da informação a ser aprendida, a aplicação de estratégias para processar essa informação e o engajamento com a tarefa. Constatou-se, com essa pesquisa, que os discentes desenvolveram o trabalho em equipe, o respeito aos colegas e à disciplina e foram mais ativos nas ações. Por tais motivos, foi desenvolvido um produto educacional com a sequência didática utilizada neste projeto, para que mais professores tenham acesso a essa proposta e consigam também aplicar em sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 31,1 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Robótica Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) | pt_BR |
Título: dc.title | O POTENCIAL DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Processo_UDESC_00058009_2022__2__16818474721056_1796.pdf | 31,88 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740368/2/Processo_UDESC_00058009_2022__2__16818474721056_1796.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons