O POTENCIAL DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUDESC - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSODRÉ, ANGÉLI NUNES-
Autor(es): dc.contributor.authorMarcon, Karina-
Autor(es): dc.contributor.authorBöck, Geisa Letícia Kempfer-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-12T11:25:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-12T11:25:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-24-
identificador: dc.identifier.otherProcesso_UDESC_00058009_2022__2__16818474721056_1796pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740368-
Resumo: dc.description.abstractA Robótica Educacional tem se mostrado um excelente recurso pedagógico em ambiente escolar. Por intermédio do “Kit de montagens Uno”, o interesse dos estudantes na disciplina de matemática é ampliado, pois desperta novas possibilidades e desafios para o processo de desenvolvimento lógico-matemático ao agregar conceitos simples das quatro operações e da geometria, fundamentais para aprofundamentos posteriores em habilidades matemáticas. Impulsionado por essas inovações tecnológicas, este projeto de pesquisa tem, como objetivo geral, investigar o potencial da Robótica Educacional no ensino da Matemática por meio de uma sequência didática, planejada com base nos eixos estruturantes do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). O público da pesquisa é formado por estudantes matriculados nos sextos anos do ensino fundamental que apontam no momento dificuldades em matemática da Escola Municipal Edwiges Fogaça, localizada no município de Esteio/RS. O método de pesquisa é de natureza qualitativa, conduzido por intervenção pedagógica, e a constituição dos dados ocorrerá por meio de análise descritiva experimental a partir da sequência didática proposta, amparandose nas três categorias do DUA, denominadas como: o reconhecimento da informação a ser aprendida, a aplicação de estratégias para processar essa informação e o engajamento com a tarefa. Constatou-se, com essa pesquisa, que os discentes desenvolveram o trabalho em equipe, o respeito aos colegas e à disciplina e foram mais ativos nas ações. Por tais motivos, foi desenvolvido um produto educacional com a sequência didática utilizada neste projeto, para que mais professores tenham acesso a essa proposta e consigam também aplicar em sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent31,1 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRobótica Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesenho Universal para Aprendizagem (DUA)pt_BR
Título: dc.titleO POTENCIAL DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons