PROCESSOS DE INCLUSÃO DIGITAL NO PROGRAMA INOVA EDUCAÇÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL DO MUNICÍPIO DE SUMARÉ – SÃO PAULO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUDESC - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNASCIMENTO, ADRIANO FIUZA-
Autor(es): dc.contributor.authorMarcon, Karina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-11T12:33:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-11T12:33:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-08-
identificador: dc.identifier.otherDocumento_UDESC_00047078_2022__2__16818456771944_1796pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740364-
Resumo: dc.description.abstractAs tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), quando apropriadas de forma crítica, desempenham um papel fundamental na educação, pois contribuem para o desenvolvimento social e formação dos educandos para a sociedade contemporânea. Nesse contexto, a presente pesquisa busca investigar como ocorrem os processos de inclusão digital nas práticas pedagógicas da inovação curricular Tecnologia do Programa Inova Educação, nas escolas estaduais de ensino médio integral do município de Sumaré-SP. Para isso, foi realizado um estudo teórico sobre TDIC, inclusão digital e práticas pedagógicas, e também de documentos normativos que norteiam a educação pública brasileira e paulista. Foi adotado como percurso metodológico o estudo de caso de cunho exploratório, com coleta de dados realizada por meio de questionário e observações simples. A pesquisa ocorreu em duas escolas estaduais de ensino médio integral de Sumaré, tendo como participantes dois diretores e quatro docentes que atuam diretamente na inovação curricular Tecnologia do Programa Inova Educação. Os resultados apontaram a insuficiência de formação docente e discente no âmbito das tecnologias, enfatizaram a precariedade de acesso à internet e a falta de articulação entre os materiais didáticos enviados às escolas e o desenvolvimento das práticas pedagógicas da inovação Tecnologia com o currículo paulista. Estes resultados subsidiaram a elaboração de um projeto de orientação técnica/formação tecnológica como produto educacional desta pesquisa, a fim de contribuir com os docentes no desenvolvimento de práticas pedagógicas que promovam processos de inclusão digital.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent13.2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInclusão Digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Inova Educaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Inova Educaçãopt_BR
Título: dc.titlePROCESSOS DE INCLUSÃO DIGITAL NO PROGRAMA INOVA EDUCAÇÃO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL DO MUNICÍPIO DE SUMARÉ – SÃO PAULOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons