Círculos de leitura: uma estratégia para a formação do leitor literário

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – campus Ouro Branco-
Autor(es): dc.contributor.authorIvone Rosa Ferreira de Sá; Raquel Aparecida Soares Reis Franco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-10T22:13:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-10T22:13:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://parimpar.com.br/index.php?preview=1&format=&option=com_dropfiles&task=frontfile.download&catid=25&id=48&Itemid=1000000000000-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional Círculos de leitura (final)-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740346-
Resumo: dc.description.abstractEste Guia é o Produto Educacional apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – campus Ouro Branco, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Embora seja um Guia, ele não é um documento prescritivo ou instrucional que exige que o professor proceda de uma determinada maneira para realizar uma tarefa e que cumpra as instruções explicitadas. Entretanto, este material tem por objetivo auxiliar todos os professores e futuros docentes, em especial os de língua portuguesa que atuam nos anos finais do ensino fundamental (8º e 9º) e no ensino médio integrado (1ª a 3ª série), a fortalecer a comunidade de leitores na escola por meio dos círculos de leitura. Partimos do pressuposto de que a escola é um espaço de formação de leitores, e “sem o leitor, o texto é mudo. [...]” (DURÃO; CECHINEL, 2022, p. 13). Neste livro, você encontrará uma proposta metodológica que pode ser adaptada para trabalhar com a formação do leitor literário em sala de aula. A proposta foi baseada nos círculos de leitura de Cosson (2020; 2021) que define círculo como “uma atividade pedagógica privilegiada para incentivar, desenvolver e consolidar diversas práticas de leitura e de socialização que são fundamentais tanto na formação do leitor quanto na educação integral do aluno.” (COSSON, 2021, p. 25) Entendemos que o Guia poderá ainda orientar e inspirar aqueles que desejam trabalhar com círculo de leitura e não estão em sala de aula. Ressaltamos que este material foi pensado para trabalhar com círculos de leitura na escola, sendo importante que o professor personalize os círculos conforme o perfil da instituição escolar, da turma e dos projetos. Como complemento, indicamos títulos de livros, artigo e link de vídeo que contém informações relacionados aos círculos de leitura.-
Tamanho: dc.format.extent18.601 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectleitura-
Palavras-chave: dc.subjectcírculos de leitura-
Palavras-chave: dc.subjectliteratura-
Palavras-chave: dc.subjectletramento literário-
Título: dc.titleCírculos de leitura: uma estratégia para a formação do leitor literário-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Profissional e Tecnológica - EPT-
Aparece nas coleções:Livros digitais

Não existem arquivos associados a este item.