Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – campus Ouro Branco | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ivone Rosa Ferreira de Sá; Raquel Aparecida Soares Reis Franco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-10T22:13:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-10T22:13:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://parimpar.com.br/index.php?preview=1&format=&option=com_dropfiles&task=frontfile.download&catid=25&id=48&Itemid=1000000000000 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional Círculos de leitura (final) | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740346 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Guia é o Produto Educacional apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – campus Ouro Branco, como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Embora seja um Guia, ele não é um documento prescritivo ou instrucional que exige que o professor proceda de uma determinada maneira para realizar uma tarefa e que cumpra as instruções explicitadas. Entretanto, este material tem por objetivo auxiliar todos os professores e futuros docentes, em especial os de língua portuguesa que atuam nos anos finais do ensino fundamental (8º e 9º) e no ensino médio integrado (1ª a 3ª série), a fortalecer a comunidade de leitores na escola por meio dos círculos de leitura. Partimos do pressuposto de que a escola é um espaço de formação de leitores, e “sem o leitor, o texto é mudo. [...]” (DURÃO; CECHINEL, 2022, p. 13). Neste livro, você encontrará uma proposta metodológica que pode ser adaptada para trabalhar com a formação do leitor literário em sala de aula. A proposta foi baseada nos círculos de leitura de Cosson (2020; 2021) que define círculo como “uma atividade pedagógica privilegiada para incentivar, desenvolver e consolidar diversas práticas de leitura e de socialização que são fundamentais tanto na formação do leitor quanto na educação integral do aluno.” (COSSON, 2021, p. 25) Entendemos que o Guia poderá ainda orientar e inspirar aqueles que desejam trabalhar com círculo de leitura e não estão em sala de aula. Ressaltamos que este material foi pensado para trabalhar com círculos de leitura na escola, sendo importante que o professor personalize os círculos conforme o perfil da instituição escolar, da turma e dos projetos. Como complemento, indicamos títulos de livros, artigo e link de vídeo que contém informações relacionados aos círculos de leitura. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 18.601 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | círculos de leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | letramento literário | - |
Título: dc.title | Círculos de leitura: uma estratégia para a formação do leitor literário | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação Profissional e Tecnológica - EPT | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: