Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Sergipe | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PAULA, Marleide | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-07T22:55:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-07T22:55:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | A construção curricular da educação física na educação profissional da ETFSE-IFS (1997 a 2009): um documentário sob a perspectiva dos atores sociais da instituição | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740288 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Há muitas dimensões a serem discutidas para pensar a educação, comprometida com a norma e a ação. Neste contexto a presente pesquisa tem como objetivo desenvolver sobre a norma a forma, como se deu a Educação Física como componente curricular na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), após a LDBEN 9.394/96, com os decretos 2.208/97 e 5.154/04, no âmbito da ETFSECEFET-SE ao IFS (1997-2009)). De forma específica: Perceber as mudanças na organização curricular referentes a disciplina EDF, compreender como se deu a inserção no currículo do ensino médio integrado e elaborar um produto educacional (PE) no formato de documentário, com o olhar para EDF, sob a perspectiva dos atores sociais da Instituição. A metodologia que norteou a construção e o desenvolvimento da pesquisa planejada intencionalmente para guiar quanto aos objetivos se adequou ao tipo exploratória, de abordagem qualitativa com delineamento bibliográfico e documental. Uma construção colaborativa e por etapas, apresentada em seções. Neste sentido, a escrita e análise no campo com o instrumento da história oral, como forma de resgate histórico e possibilidades de ampliar os conhecimentos acerca da relação com a memória. Escrever não a única, mas uma das possíveis versões da realidade. Impressões dos próprios portadores das experiências, as vozes da representatividade dos sujeitos (Multi), plural e social que integram e compõem os múltiplos espaços escolar: gestão, técnicos administrativos em educação, docentes e discentes. Que se perceba que o presente ao passar pela atenção se faz pretérito e pode se tornar presente como memória, institucional e do componente curricular Educação Física. Percebe-se que no percurso aconteceram mudanças significativas que evidenciaram as dificuldades para implantação da Educação Física como componente curricular obrigatório. Observou-se que existiram esforços locais para implementar na prática o que as legislações preconizavam. Ficou claro que existe a necessidade de continuar construindo pontes e espaços, com inclusão, diversidade, acompanhamento e o pensar para a integralidade do ser. Tornou-se perceptível que o componente curricular no meio educativo pode possibilitar que teorias e práticas educativas estejam a favor da formação dos discentes, de forma integral e integrada, em todo o percurso formativo, de modo específico na EPT. No sentido de concretizar um projeto educacional que se propõe estabelecer interlocução com a sociedade de forma a garantir proximidade pertinente para o êxito da educação. Como agentes não apenas executantes, mas impulsionadores da transformação social. Com a aplicabilidade na concepção da educação interdimensional, a integração entre as diferentes dimensões constitutivas do ser nos processos formativos de espaço privilegiado do exercício da cidadania, com respeito aos princípios basilares da vida em sociedade, tais como: liberdade, igualdade, solidariedade, respeito e valorização as diferenças e pelo desenvolvimento global do indivíduo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,92mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | EPT; Componente curricular Educação Física; Técnico Integrado; Filme Documentário; Produto Educacional | pt_BR |
Título: dc.title | A Construção Curricular da Educação Física na Educação Profissional da ETFSE-IFS (1997 a 2009): Um Documentário Sob a Perspectiva dos Atores Sociais da Instituição | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Marleide.pdf | 4,93 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740288/1/Dissertação Marleide.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons