Ações multidirecionais de educação em saúde para pessoas com doença de Parkinson que utilizam ou não óleo de Cannabis como medida terapêutica adjuvante

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorCruz, Larrysa de Morais Alves da-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Jaqueline Rocha Borges dos-
Autor(es): dc.contributor.authorMatheus, Maria Eline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-07T15:34:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-07T15:34:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://ampllaeditora.com.br/books/2023/11/AcoesMultidirecionaisEducacao.pdf-
identificador: dc.identifier.otherAcoesMultidirecionaisEducacaopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740268-
Resumo: dc.description.abstractA doença de Parkinson (DP), conhecida por sintomas motores e não motores, é evidenciada por progressão e sem cura. Para tanto, a garantia do bem-estar ao/à paciente, com impacto em melhora da qualidade de vida, explicita o protagonismo assumido na busca de caminhos terapêuticos. Portanto, o uso de óleo de Cannabis, quer seja compassivo ou não, agrega como estratégia terapêutica. O objetivo do estudo apresentado nesse livro foi a construção e avaliação de materiais educativos para educação em saúde, utilizando diferentes tecnologias educacionais, direcionados às pessoas com Parkinson (PcP) que fazem o uso compassivo ou não de óleo de Cannabis. Trata-se de um estudo transversal descritivo realizado entre novembro de 2020 e novembro de 2022, dividido em duas etapas: a primeira consistiu na elaboração de duas ferramentas educativas (calendário posológico e controle mensal), dois boletins informativos e dois vídeos educativos com temas relacionados a DP e canabinoides; e a segunda, na avaliação da aceitação desses materiais educativos por PcP. Os boletins informativos e os vídeos educativos avaliados foram bem aceitos pelos pacientes, em relação ao conteúdo e estrutura, além de serem considerados relevantes. O calendário posológico e o controle mensal mostraram-se úteis para PcP que buscam organizar a sua rotina terapêutica, a fim de melhorar a adesão e a eficácia do tratamento. Portanto, a adoção de práticas de educação em saúde qualifica as atividades clínicas, como um serviço inserido no processo de cuidado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.600 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMal de Parkinsonpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectÓleo de Cannabispt_BR
Título: dc.titleAções multidirecionais de educação em saúde para pessoas com doença de Parkinson que utilizam ou não óleo de Cannabis como medida terapêutica adjuvantept_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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