Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Caroline de Paula | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Carneiro, Reginaldo Fernando | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-06T21:00:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-06T21:00:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional Caroline de Paula Ribeiro | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740234 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este presente Produto Educacional foi desenvolvido no decorrer do curso de Mestrado Profissional em Educação Matemática (PPGEM), junto à Universidade Federal de Juiz de Fora, e é parte integrante da dissertação intitulada Práticas de sala de aula de uma professora que ensinou matemática em uma escola montessoriana durante a pandemia. O método Montessori corresponde a um conjunto de práticas de ensino que foram elaboradas pela médica e pedagoga Maria Montessori (1870-1952) que, de acordo com Lilard (2017), é considerada como uma das pioneiras da Educação Infantil, pois buscou pensar a relação do processo de ensino e aprendizagem a partir das especificidades das crianças. Montessori (2017) defendia que o principal objetivo do professor não era ensinar, mas sim observar e conhecer a criança, descobrir seus interesses e permitir a manipulação da realidade ao seu redor, isto é, o docente deve ser o facilitador que proporciona o tempo e o ambiente necessário para criança experimentar. A médica e pedagoga elaborou um modelo de sala de aula que, de acordo com Lillard (2017), buscava a autoconstrução da criança que só seria alcançada pela relação dela com seu ambiente e as pessoas inseridas nele, pela exploração com liberdade e autonomia. Nesse modelo de sala de aula, encontramos materiais manipuláveis voltados para todas as áreas de ensino inclusive a matemática. Com o intuito de buscar novas práticas de ensino e contribuir para a discussão teórica e prática em torno da atividade docente, apresentamos os materiais montessorianos de matemática para o trabalho com o Sistema de Numeração Decimal e a memorização da multiplicação e da divisão, que são pouco conhecidos. Além de trazer possibilidades de adaptações para professores que não atuam em escolas montessorianas. Compreendemos que este Produto Educacional pode contribuir para o conhecimento dos materiais montessorianos abordados na pesquisa, que podem ser adaptados para o uso nas escolas, sobretudo públicas e auxiliar no desenvolvimento de novas práticas pedagógicas voltadas para o ensino da matemática na sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, serão indicados recursos virtuais que foram utilizados no período de ensino remoto, mas que podem ser implementados no contexto escolar, como recursos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 18745 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Montessori. Práticas de sala de aula. Ensino de matemática. Anos iniciais. Pandemia. | pt_BR |
Título: dc.title | Materiais montessorianos e possibilidades de adaptações para o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de pos graduação em Educação Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional final.pdf | 18,74 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740234/2/Produto Educacional final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons