Materiais montessorianos e possibilidades de adaptações para o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Caroline de Paula-
Autor(es): dc.contributor.authorCarneiro, Reginaldo Fernando-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-06T21:00:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-06T21:00:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional Caroline de Paula Ribeiropt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740234-
Resumo: dc.description.abstractEste presente Produto Educacional foi desenvolvido no decorrer do curso de Mestrado Profissional em Educação Matemática (PPGEM), junto à Universidade Federal de Juiz de Fora, e é parte integrante da dissertação intitulada Práticas de sala de aula de uma professora que ensinou matemática em uma escola montessoriana durante a pandemia. O método Montessori corresponde a um conjunto de práticas de ensino que foram elaboradas pela médica e pedagoga Maria Montessori (1870-1952) que, de acordo com Lilard (2017), é considerada como uma das pioneiras da Educação Infantil, pois buscou pensar a relação do processo de ensino e aprendizagem a partir das especificidades das crianças. Montessori (2017) defendia que o principal objetivo do professor não era ensinar, mas sim observar e conhecer a criança, descobrir seus interesses e permitir a manipulação da realidade ao seu redor, isto é, o docente deve ser o facilitador que proporciona o tempo e o ambiente necessário para criança experimentar. A médica e pedagoga elaborou um modelo de sala de aula que, de acordo com Lillard (2017), buscava a autoconstrução da criança que só seria alcançada pela relação dela com seu ambiente e as pessoas inseridas nele, pela exploração com liberdade e autonomia. Nesse modelo de sala de aula, encontramos materiais manipuláveis voltados para todas as áreas de ensino inclusive a matemática. Com o intuito de buscar novas práticas de ensino e contribuir para a discussão teórica e prática em torno da atividade docente, apresentamos os materiais montessorianos de matemática para o trabalho com o Sistema de Numeração Decimal e a memorização da multiplicação e da divisão, que são pouco conhecidos. Além de trazer possibilidades de adaptações para professores que não atuam em escolas montessorianas. Compreendemos que este Produto Educacional pode contribuir para o conhecimento dos materiais montessorianos abordados na pesquisa, que podem ser adaptados para o uso nas escolas, sobretudo públicas e auxiliar no desenvolvimento de novas práticas pedagógicas voltadas para o ensino da matemática na sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, serão indicados recursos virtuais que foram utilizados no período de ensino remoto, mas que podem ser implementados no contexto escolar, como recursos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent18745pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMontessori. Práticas de sala de aula. Ensino de matemática. Anos iniciais. Pandemia.pt_BR
Título: dc.titleMateriais montessorianos e possibilidades de adaptações para o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de pos graduação em Educação Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons