Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santana, Jessé Ovídio de. | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Azevedo, José Franco de Azevedo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-06T16:09:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-06T16:09:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | dissertação pos defesa jesse ovidio de santana novembro 2023 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740232 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa apresenta como temática a importância do ensino, pesquisa e extensão como prática pedagógica para os estudantes da Educação Básica, traz como objetivo geral analisar práticas pedagógicas no instituto federal de educação ciência e tecnologia de Sergipe/Campus Socorro visando a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, no curso técnico subsequente de em Manutenção e Suporte em Informática. Em relação a metodologia usada como base, a pesquisa tem abordagem quali-quantitativo, natureza aplicada, quanto aos objetivos exploratório e os procedimentos utilizados foi realizado estudo de campo, levantamento de revisão bibliográfica com renomados autores que evidenciam preocupações em relação ao tema, entrevista com docentes, equipe pedagógica, coordenação e discentes da EPT, sobre a técnica de coleta foi utilizado o questionário com professores e estudante. O referencial teórico para construção da metodologia cientifica adotou autores como Bardin (1977), Gil (1999, 2010), Minayo (2000), Molhotra (2006), Ribeiro (2008). Buscando conhecer a realidade do Campus Socorro para o oferecimento do tripé pedagógico na educação profissional e assim desenvolver possibilidades de práxis pedagógicas que favoreçam a indissociabilidade no ensino, pesquisa e extensão, que torne os educandos construtores do seu próprio conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão, ao mesmo tempo incentivar práticas pedagógicas que favoreça a investigação e a reconstrução do conhecimento. Elaborou-se um guia didático como produto educacional em prol do ensino, pesquisa e extensão, que servirá de referencial para demais ações em defesa do ensino, pesquisa e extensão de maneira indissociável, como ponto de partida para professores que estejam emprenhado em atuar no ensino com pesquisa e com extensão, desafios iram existir quando se pretende inovar em no ambiente educacional, mas o trabalho coletivo poder servir de um fortificador para esta ação na qual a aprendizagem esteja em destaque e a qual favoreça o desenvolvimento biopsicossocial de cada estudante por intermédio de uma educação pública de qualidade oferecida pelo Instituto federal de educação ciência e tecnológica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 36,6 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-pesquisa-extensão. Educação profissional e tecnológica. Prática pedagógica omnilateral. | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino, pesquisa e extensão no Instituto Federal de Sergipe Campus Socorro: pratica pedagógica para educação profissional e tecnológica omnilateral. | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGIC | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produção ciêntifca | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons