Ensino, pesquisa e extensão no Instituto Federal de Sergipe Campus Socorro: pratica pedagógica para educação profissional e tecnológica omnilateral.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE SERGIPEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantana, Jessé Ovídio de.-
Autor(es): dc.contributor.authorAzevedo, José Franco de Azevedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-06T16:09:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-06T16:09:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-06-
identificador: dc.identifier.otherdissertação pos defesa jesse ovidio de santana novembro 2023pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740232-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta como temática a importância do ensino, pesquisa e extensão como prática pedagógica para os estudantes da Educação Básica, traz como objetivo geral analisar práticas pedagógicas no instituto federal de educação ciência e tecnologia de Sergipe/Campus Socorro visando a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, no curso técnico subsequente de em Manutenção e Suporte em Informática. Em relação a metodologia usada como base, a pesquisa tem abordagem quali-quantitativo, natureza aplicada, quanto aos objetivos exploratório e os procedimentos utilizados foi realizado estudo de campo, levantamento de revisão bibliográfica com renomados autores que evidenciam preocupações em relação ao tema, entrevista com docentes, equipe pedagógica, coordenação e discentes da EPT, sobre a técnica de coleta foi utilizado o questionário com professores e estudante. O referencial teórico para construção da metodologia cientifica adotou autores como Bardin (1977), Gil (1999, 2010), Minayo (2000), Molhotra (2006), Ribeiro (2008). Buscando conhecer a realidade do Campus Socorro para o oferecimento do tripé pedagógico na educação profissional e assim desenvolver possibilidades de práxis pedagógicas que favoreçam a indissociabilidade no ensino, pesquisa e extensão, que torne os educandos construtores do seu próprio conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão, ao mesmo tempo incentivar práticas pedagógicas que favoreça a investigação e a reconstrução do conhecimento. Elaborou-se um guia didático como produto educacional em prol do ensino, pesquisa e extensão, que servirá de referencial para demais ações em defesa do ensino, pesquisa e extensão de maneira indissociável, como ponto de partida para professores que estejam emprenhado em atuar no ensino com pesquisa e com extensão, desafios iram existir quando se pretende inovar em no ambiente educacional, mas o trabalho coletivo poder servir de um fortificador para esta ação na qual a aprendizagem esteja em destaque e a qual favoreça o desenvolvimento biopsicossocial de cada estudante por intermédio de uma educação pública de qualidade oferecida pelo Instituto federal de educação ciência e tecnológica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent36,6 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-pesquisa-extensão. Educação profissional e tecnológica. Prática pedagógica omnilateral.pt_BR
Título: dc.titleEnsino, pesquisa e extensão no Instituto Federal de Sergipe Campus Socorro: pratica pedagógica para educação profissional e tecnológica omnilateral.pt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProdução ciêntifcapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons