Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Knebel, Luciana Paslauski | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cambraia, Adão Caron | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-06T14:42:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-06T14:42:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://drive.google.com/drive/folders/1v4X3uroMvYtOeuOAJRu8F0dKjd0xGLyV | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740211 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O ProfEPT, no seu regulamento geral e da Instituição Associada IFFAR, apresenta a obrigatoriedade da construção de um Produto Educacional. Em acordo ao regulamento, a formação em Educação Profissional e Tecnológica – EPT proporciona, tanto à produção de conhecimentos como ao desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado. O produto educacional ofertado é de suma importância e relevância para o meio acadêmico na EPT no que tange da temática proposta e reforça-se com base na triangulação da Formação Pedagógica, “curso que emergiu da necessidade de formar um profissional da educação que atenda às expectativas dos estudantes que atuarão no mundo do trabalho” EAD, “modalidade de ensino à distância, como uma possibilidade de expandir tanto à instituição, através da ampliação da oferta de educação superior pública, como as oportunidades de formação profissional” Currículo Integrado, “conceitos e teorias do currículo, a cultura e a prática escolar, a dinâmica da sala de aula: metodologias, procedimentos e técnicas de ensino”. Entendemos que os Produtos Educacionais devem agregar valores a prática profissional dos professores e egressos, como também contribuir para avanços significativos no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, cabe destacar que os dados e resultados da pesquisa obtidos após as análises e interpretações, constataram-se na criação de espaços de estudos coletivos, de oficinas que sejam suporte de práticas baseadas na partilha e no diálogo profissional, bem como uma formação sobre as Concepções de Currículo Integrado - CI. E, durante a interação dos diálogos com os(as) participantes da pesquisa que se mostraram motivados e reforçaram a importância de momentos de formações, e que a falta de integração é uma dificuldade muito presente para o desenvolvimento do CI, assim como a compreensão sobre, de modo que falta momentos e espaços para dialogar, discutir, planejar ações e estratégias de integração curricular, com isto, há uma defasagem em capacitação da formação docente. Assim, pensando em alternativa para suprir esta carência e para a melhoria da compreensão dos fundamentos teóricos e pedagógicos do currículo integrado, propomos uma formação de curso MOOC uma modalidade de Curso Online Aberto e Massivo, sobre “Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica”, um curso de curta duração voltado para qualificação profissional de qualquer público. São cursos oferecidos por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), de forma totalmente online, gratuita e independente pelo participante, sem mediação e a flexibilidade é uma vantagem por se tratar de capacitações, podendo administrar o tempo e horário para realizar as sessões e visam ofertar, para um grande número de alunos, a oportunidade de ampliar seus conhecimentos, possibilitando a disseminação de forma acessível e ampla. Nosso produto educacional se justifica e contempla na proposta de curso de formação no formato MOOC (Massive Open Online Course), desenvolvido no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle do Instituto Federal Farroupilha, com utilização dos próprios recursos dessa plataforma. O curso objetiva proporcionar uma formação em educação profissional e tecnológica aos profissionais na perspectiva de qualificação dos diferentes espaços institucionais inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado, por meio do ensino, da pesquisa, extensão e da pós-graduação. Ainda, visa oportunizar um estudo a estes profissionais, promovendo reflexão teórica que expressam concepções de currículo integrado, o entendimento e a compreensão sobre é uma alternativa de ressignificar o exercício da profissão do ensino e aprendizagem nas práticas educativas em EPT e, para ampliar o conhecimento frente às mudanças na educação. Uma formação de professores adequada serve de base para construir, escolas, cidadãos e profissionais mais competentes, éticos e humanos. Então é muito importante que os educadores estejam sempre bem preparados e em constante atualização, tanto para promover questionamentos sobre o mundo quanto para apresentar soluções a partir de diferentes pontos de vista. A ideia é que esses profissionais aprimorem não apenas seu conhecimento formal, mas também as competências que facilitam o aprendizado e inspiram os alunos, como didática, empatia e colaboração. Com isto, a EPT sob a perspectiva do currículo integrado, além de trazer subsídios importantes para quem busca ampliar seus conhecimentos na sua área de atuação que provoquem os profissionais a refletirem, discutirem suas práticas pedagógicas em busca de uma educação humana, integrada e emancipatória. O curso inicia com uma breve apresentação da formação com avisos e informações pertinentes ao curso, dando-lhes as Boas Vindas e que os(as) participantes conhecessem a nossa proposta e que entendessem todo o processo de construção que nos levou até o presente momento. Após uma breve apresentação dos(as) envolvidos no curso. O curso está organizado em cinco módulos, e em cada unidade produções textuais de leituras e materiais complementares que contribuem para análises e reflexões dos estudos. Ao final consta uma atividade avaliativa com 2 (duas) questões de múltipla escolha para incentivar você a aproximar seus conhecimentos e suas práticas pedagógicas aos conceitos e metodologias abordadas. O curso tem carga horária de 25 horas, no formato online e adota uma abordagem de aprendizagem colaborativa. Os conteúdos se fundamentam em conceitos sobre a concepção do currículo integrado na EPT, e condizem com os dados de pesquisa de mestrado do PROFEPT. O curso ficará disponível na plataforma IFFar Conecta Cursos Abertos Online pelo período de quatro semestres. Por fim, uma pesquisa de avaliação sobre o curso e a certificação. | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Pedagógica; EAD; Currículo Integrado | - |
Título: dc.title | Curso de Formação MOOC sobre Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | - |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional.pdf | 223,49 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740211/2/Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons