VIVÊNCIAS NUMA BIBLIOTECA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IF BAIANO, CAMPUS CATU

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Autor(es): dc.contributorIFBAIANOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, CARLOS ALEXANDRE DE OLIVEIRA E-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-05T13:44:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-05T13:44:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de mestradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740208-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa está inserida na linha de pesquisa: “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica”. O tema deste estudo versa sobre as práticas de incentivo à leitura promovida pela biblioteca para os estudantes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica no âmbito do Instituto Federal Baiano (IF Baiano). Teve como local de pesquisa o IF Baiano, campus Catu, a pesquisa de campo definiu-se como estudo de caso, tendo como participantes da pesquisa as servidoras da biblioteca e os estudantes do EMI do referido campus. Aos participantes foram aplicados questionários com perguntas abertas e fechadas no final do segundo semestre de 2022. A metodologia adotada foi um estudo de caso, caracterizado pela abordagem quali-quantitaviva, de caráter exploratório e descritivo. O quadro teórico compreendeu estudos sobre formação de leitores, incentivo à leitura, bibliotecas escolares e formação humana integrada no Ensino Médio Integrado. Os dados coletados durante a pesquisa foram tratados e interpretados de forma qualitativa e quantitativa. Para o tratamento dos dados foi utilizada a técnica de Análise do Conteúdo (AC) de Bardin (1977). A análise dos dados evidenciou que a prática de incentivo à leitura exerce algumas contribuições para a formação de leitores críticos e formação humana integral no EMI. Constatou-se que, na biblioteca do IF Baiano, campus Catu as práticas de incentivo à leitura são desenvolvidas de forma positiva, tendo como objetivo promover o gosto e o hábito pela leitura nos estudantes da EPT. O Produto Educacional desenvolvido foi resultado dos achados da pesquisa, para tanto se caracterizou como guia propõe a implementação da mediação de clubes de leitura para incentivar a prática eficiente de leitura e desenvolver uma reflexão, leitura crítica, postura emancipadora, objetivando a formação humana integral dos estudantes da EPT. Espera-se que essa pesquisa possa colaborar para o fortalecimento das bibliotecas escolares nos espaços formais de educação da EPT, e ajude a motivar o gosto pela leitura onde não existam práticas de incentivo à leitura.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.3MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas escolarespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de leitorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Título: dc.titleVIVÊNCIAS NUMA BIBLIOTECA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IF BAIANO, CAMPUS CATUpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPTpt_BR
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