Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lopes, Carina Deolinda da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ravasio, Marcele Teixeira Homrich | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-05T10:59:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-05T10:59:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://1drv.ms/v/s!Al-bY-2P9UEZhP1RWQe9T_O7mn8nKg | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740207 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa desenvolvida visa colaborar com os conhecimentos a respeito das formas alternativas de resolução de conflitos junto do ambiente educacional do Instituto Federal Farroupilha, por meio da criação de uma Cartilha específica e informativa das formas alternativas de resolução de conflitos, um material textual para favorecer o trabalho dos atuantes no ambiente do Instituto. O trabalho busca saber se é possível alcançar as melhorias junto das resoluções de conflitos a partir do desenvolvimento de um material compilado específico para fomentar o apoio dos mediadores e conciliadores auxiliares do IFFar? A delimitação e organização dos estudos se dá a partir da mediação e conciliação dos conflitos, perpassando ainda pelo entendimento conceitual da Justiça Restaurativa, a fim de dar ênfase a diferenciação existente entre as várias formas de resolução de conflitos. O estudo pautou-se da teoria de Luis Alberto Warat e debruçou-se sobre as legislações que operam com as formas resolutivas de conflitos em especial e Lei especial da Mediação, documentos legais institucionais e o Regulamento de Convivência dos Estudantes do Instituto Federal Farroupilha, visando observar dentro deste viés disciplinar a possibilidade de concretização e efetividade da de um espaço de atuação de todas as formas resolutivas de conflitos a fim de garantir qualidade e desenvolvimento da educação profissional. O contorno da pesquisa está baseado na linha de pesquisa Prática Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para o presente estudo a metodologia adotada tanto para o trabalho de pesquisa como para elaboração do produto educacional foi de abordagem qualitativa, aplicada com objetivo explicativo. No campo do procedimento a pesquisa se deu através de análise bibliográfica e documental, com fim de possibilitar concretização da referida cartilha com produção textual apresentada como produto educacional, contribuindo então para a capacitação permanente da comunidade acadêmica do referido Instituto. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formas alternativas. Conflitos. IFFar. Qualificação permanente. | pt_BR |
Título: dc.title | A QUALIFICAÇÃO PERMANENTE PARA AS FORMAS ALTERNATIVAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO MBITO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons