CORRIDA DE ORIENTAÇÃO NO ENSINO BÁSICO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DAS DIMENSÕES DO CONTEÚDO E DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCAMPOS, ROGERIO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-04T17:46:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-04T17:46:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-
identificador: dc.identifier.otherCORRIDA DE ORIENTAÇÃO NO ENSINO BÁSICO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DAS DIMENSÕES DO CONTEÚDO E DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740183-
Resumo: dc.description.abstractCaro(a) professor(a), seja bem-vindo(a)! A partir deste momento, você inicia por intermédio deste E-book aqui apresentado, o estudo da Corrida de Orientação, que é um dos conteúdos que compõem a Unidade Temática Práticas Corporais de Aventura, prevista na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Este produto é fruto de uma dissertação de mestrado intitulada “O desenvolvimento da Corrida de Orientação na escola na perspectiva das dimensões do conteúdo”, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEN), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O objetivo da nossa pesquisa, foi o de instrumentalizar você e os demais professores(as) de Educação Física a lecionarem a Corrida de Orientação de forma autónoma e eficiente, nas aulas da educação física escolar (EFE), e desta forma, tanto a dissertação, quanto este produto, foram desenvolvidos baseados em três concepções fundamentais: a) A primeira delas é quanto ao papel da educação física como disciplina curricular vinculada à escola e o seu papel na introdução dos alunos na cultura corporal de movimento. b) A segunda é quanto ao papel fundamental dos programas de mestrado profissional, que de acordo com Moreira (2004), têm por finalidade valorizar a formação docente, especialmente no que tange às questões que envolvam o ensino, a aprendizagem e o planejamento educacional, partindo de um problema concreto e propondo uma solução factível para o mesmo. c) E a terceira, diz respeito ao papel da teoria das dimensões do conteúdo, na formação integral dos alunos. Em nossa prática pedagógica “no chão da quadra”, identificamos que o ensino das práticas corporais, ainda é dominado em grande parte por uma visão esportivista. Diversos professores de Educação Física ainda as lecionam sob a perspectiva de formar atletas e selecionar talentos. Neste sentido, entendemos ser importante que você saiba que este E-book se destina à introdução dos alunos na cultura corporal de movimento, ou seja a apresentação para eles da modalidade, aumentando seu repertório motor e lhe oferecendo mais uma opção de atividade a ser desenvolvida em função do lazer, da qualidade de vida e da saúde, tendo a possibilidade de no futuro, por escolha própria, se especializar e eleger este, como sendo o seu esporte para a prática competitiva. Identificamos também, que a Corrida de Orientação é pouco ou nada ensinado no ambiente educacional, fruto da esportivização que privilegia os esportes, deixando de lado as demais práticas corporais, sendo este, o problema concreto para o qual oferecemos respostas. Por meio de uma pesquisa por nós realizada, aplicada de forma on-line a professores de Educação Física em serviço, de todas as regiões do Brasil, 71% dos respondentes afirmaram conhecer a modalidade, mas apenas 10%, a lecionam em suas aulas. Em uma Revisão Sistemática de Literatura por nós realizada, constatamos que as publicações acerca do ensino da Corrida de Orientação realizadas ao longo dos últimos vinte anos, nos idiomas português, inglês e espanhol, são de apenas 4 Teses de Doutorado, 5 Dissertações de Mestrado e 63 Artigos Diversos (CAMPOS, POLETTO e NETO, 2022). Acreditamos que todos nós concordamos que esta produção acadêmica, para uma modalidade esportiva sistematizada e praticada no Brasil desde meados da década de 1970, é muito pouca. Desta forma, neste E-Book, nós oferecemos uma proposta que oportuniza a você professor(a), compreender a Corrida de Orientação desde sua evolução no cenário nacional e internacional, sua estrutura organizacional e funcionamento, as técnicas e habilidades necessárias à sua prática, e sua aplicação no ambiente escolar. Procuramos demonstrar que, para além de ser mais uma modalidade esportiva 2 integrante do currículo escolar, ela pode ocupar ali um lugar de destaque pela possibilidade de ser adotado como meio de transmissão de novos saberes e meio de ampliação da cultura corporal de movimentos, dentro de uma perspectiva das dimensões do conteúdo. Para isto, dividimos este E-book em três capítulos interdependentes, que buscam gerar três capacidades técnicas distintas: entender o esporte sob os seus aspectos conceituais; confeccionar o mapa didático da escola; e ensinar o conteúdo em ambiente escolar. No primeiro capítulo, abordamos a evolução histórica da corrida de orientação, suas regras e todo o material necessário para a sua prática, além de lhe oferecermos alternativas para suprir a falta deste material de maneira criativa. No segundo capítulo apresentamos uma sequência de atividades sob o manuseio do programa Open Orienteering Map (OOM), software de uso livre utilizado para a confecção de mapas de Corrida de Orientação, cujo objetivo é ensinar a você professor, como produzir o mapa didático da sua escola, de forma a lhe gerar autonomia neste importante aspecto para o ensino da modalidade. Por fim, no terceiro capítulo, apresentamos uma sequência de atividades composta por variados exercícios práticos e teóricos e detalhamos os materiais necessários para a realização, a sua forma de organização e a sua forma avaliação. A sequência de atividades, foi aplicada nos alunos do ensino fundamental II e ensino médio, de uma escola pública da cidade de Cornélio Procópio-PR, não consistindo na simples reprodução ou no enquadramento teórico da proposta de curso de iniciação divulgado pela Confederação Brasileira de Orientação (CBO)1, uma vez que a mesma se destina à formação de atletas, não atendendo portanto, sob o nosso ponto de vista, os objetivos didáticos da Educação Física Escolar previstos na BNCC, que é o de inserir nossos alunos na cultura corporal de movimento. As fragilidades constatadas durante as intervenções realizadas durante a aplicação da pesquisa foram discutidas, e alterações de situações didáticometodológicas foram realizadas, e desta forma, este E-Book aqui apresentado é o resultado de todo o processo de planejamento, (re)planejamento e desenvolvimento de uma sequência de atividades para o ensino da Corrida de Orientação, ancorada nos pressupostos das dimensões do conteúdo e na BNCC Obviamente, ele foi aplicado em um contexto particular e controlado, no entanto acreditamos que é possível a sua reprodução e desenvolvimento na sua prática pedagógica. Neste sentido, convidamos você professor(a) a lê-lo, criticá-lo e aproveitálo em sua prática diária. Boa leitura e boas rotas!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,04 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPraticas Corporais de Aventurapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCorrida de Orientaçãopt_BR
Título: dc.titleCORRIDA DE ORIENTAÇÃO NO ENSINO BÁSICO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DAS DIMENSÕES DO CONTEÚDO E DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons