CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: FOCOS DA APRENDIZAGEM CIENTÍFICA COMO GUIAS AXIOLÓGICOS PARA ATIVIDADES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGERIONI, NEIVA SALES-
Autor(es): dc.contributor.authorLucas, Lucken Bueno-
Autor(es): dc.contributor.authorVarela, Paulo Idalino Balça-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-12-04T13:57:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-12-04T13:57:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-
identificador: dc.identifier.otherCURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: FOCOS DA APRENDIZAGEM CIENTÍFICA COMO GUIAS AXIOLÓGICOS PARA ATIVIDADES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740179-
Resumo: dc.description.abstractNeste Produto Educacional (PE)1, apresentamos a proposta detalhada de um curso de formação continuada para docentes do Ensino Fundamental e Médio. Tal curso foi implementado no ano de 2022, em uma escola da rede privada de Educação Básica da região Norte do Estado do Paraná, com o intuito de instrumentalizar os docentes participantes quanto à compreensão e prática de atividades de Iniciação Científica (AIC) em sala de aula. A ideia da pesquisa surgiu do anseio pessoal de melhorar as AIC realizadas na referida escola, onde atuamos como professores de Ciências e Biologia. Embora essas ações já estejam presentes de alguma forma nas salas de aula, é notória a necessidade de organiza-las e sistematiza-las, considerando que, muitas vezes, elas são conduzidas por docentes que não participaram de qualquer iniciativa ou projeto de pesquisa em seus cursos de graduação ou pós -graduação Lato Sensu – e, consequentemente, apresentam lacunas formativas de cunho pedagógico e/ou científico. Para subsidiar nossa proposta de formação, adotamos o referencial teórico Arruda et al. (2013) quanto aos Focos da Aprendizagem Científica (FAC), pensados como eixos para a educação científica dos estudantes. Neste PE, eles são utilizados como grandes valores ou guias axiológicos para a percepção docente acerca das contribuições das AIC na abordagem e aprendizagem de conteúdos escolares. No que se refere à Axiologia, o referencial de Lucas (2014) nos apresenta a Axiologia Relacional Pedagógica (ARP), a partir da qual interpretamos os FAC como guias axiológicos ou grandes valores formativos para o curso proposto. No âmbito das AIC, evidenciamos sua valorização por órgãos governamentais de fomento à pesquisa, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que propõe programas de bolsas às Instituições de Ensino Superior brasileiras, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que tem como um de seus objetivos o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes do universitários. Outra iniciativa promovida pelo CNPq compreende o Programa 1 Também denominado Produto Técnico-Tecnológico (PTT) no Brasil. 9 Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM), que incentiva a educação científica e tecnológica de alunos dos anos finais da Educação Básica. Em associação a pesquisadores de universidades, esses alunos se envolvem no desenvolvimento de projetos de pesquisa, com oferta de bolsas concedidas às Instituições de Ensino Superior que são repassadas aos estudantes do Ensino Médio. Nesse contexto, pensando nos FAC como guias axiológicos (grandes valores) para a prática de AIC em um curso de formação de professores, autores como Tardif (2012) e Carvalho et al. (2017) defendem a importância da formação continuada para a melhoria das práticas docentes. Referimos - nos à formação continuada como aquela que deve acontecer durante toda a atividade profissional, constituindo-se como elemento de valor para a docência. Além disso, destacamos a importância da base axiológica nesse processo, o qual visa contribuir para a aprendizagem e a mobilização de saberes docentes (TARDIF, 2012). Portanto, elaboramos a seguinte questão norteadora para a pesquisa (que encontra-se explicitada em nossa Dissertação de Mestrado): Em quais aspectos um curso de formação continuada de professores, baseado nos Focos da Aprendizagem Científica (FAC) como guias axiológicos formativos, pode contribuir para o desenvolvimento de Atividades de Iniciação Científica (AIC) em uma escola de Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio)? Para oferecer uma resposta a esse questionamento inicial, delineamos como objetivo geral investigar de que forma os Focos da Aprendizagem Científica (FAC) podem ser utilizados como guias axiológicos na formação de professores da Educação Básica, a fim de orientá-los na realização das Atividades de Iniciação Científica (AIC) no Ensino Fundamental e Médio. Esse objetivo se desdobrou em outros mais específicos:  Investigar, em literatura específica, a importância de noções de pesquisa científica na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio);  Sistematizar um curso de formação continuada para professores de uma escola da região Norte do Paraná, voltado à percepção e ao reconhecimento dos valores da atividade científica e suas implicações para o ambiente escolar;  Propor a utilização dos Focos da Aprendizagem Científica (FAC) no curso em questão, enquanto guias axiológicos para a formação 10 docente, com vistas à inclusão de Atividades de Iniciação Científica (AIC) na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio);  Ofertar o curso para docentes de uma escola de Ensino Fundamental e Médio de um município do Estado do Paraná, e analisar os resultados e desdobramentos dessa implementação. Com base nesses compromissos investigativos, organizamos este PE, um curso de extensão intitulado “Curso de Formação Docente: Focos da Aprendizagem Científica como guias Axiológicos para Atividades de Iniciação Científica na Escola”. Nosso intuito é possibilitar aos docentes interessados uma formação específica em termos de conhecimentos relacionados ao fazer científico (cultura científica) nos contextos do Ensino Fundamental e Médio. O PE apresentado neste documento é parte integrante da Dissertação de Mestrado intitulada “Focos da Aprendizagem Científica como Guias Axiológicos para Atividades de Iniciação Científica na Escola”, disponível eletronicamente em https://uenp.edu.br/ppgen-produtos-educacionais. Para maiores informações, entre em contato conosco pelo e-mail: neiva.gerioni2020@gmail.com. Cabe ressaltar que o formato de curso de extensão se fundamenta em publicações da Área de Ensino, como o próprio Documento Orientador de Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN): Para os cursos de Mestrado e Doutorado Profissional, destaca-se a produção técnica/tecnológica na Área de Ensino, entendida como produtos e processos educacionais que possam ser utilizados por professores e outros profissionais envolvidos com o ensino em espaços formais e não formais (BRASIL, 2019, p. 10). Além disso, esse formato encontra-se disposto na ficha de avaliação do quadriênio 2017-2020, ao discorrer sobre a tipificação de Produto Técnico- Tecnológico (PTT) 2 – “Curso de Formação Profissional: atividade de capacitação criada, atividade de capacitação organizada, cursos, oficinas, entre outros” (BRASIL, 2020, p. 13). Sendo assim, nosso curso foi organizado segundo o arcabouço teórico da Dissertação desenvolvida, e dividido em módulos com atividades específicas e correspondentes a cada um dos FAC (ARRUDA, et al., 2013). Vale lembrar que os FAC foram utilizados como guias axiológicos para o desenvolvimento do que denominamos na pesquisa como “Atividades de Iniciação Científica” (AIC). 11 A realização do curso se deu em sete encontros, com encontros síncronos e atividades assíncronas via plataforma Google Meet, com atividades síncronas e assíncronas, durante os meses de fevereiro, março e abril de 2022. As inscrições foram realizadas via formulário eletrônico, para um grupo de aproximadamente trinta professores, com certificação emitida pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), com uma carga horária total de 40 horas, distribuídas em 24 horas síncronas e 16 horas de atividades remotas assíncronas. Diante do exposto, este PE visa colaborar para a formação de professores no âmbito da temática “iniciação científica” (IC) na escola, voltada à inclusão pertinente de AIC na formação dos alunos da Educação Básica. Portanto, na seção seguinte, apresentamos uma síntese dos aportes teóricos e metodológicos empregados na sua constituição.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,14 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa na Educação Básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtividades de Iniciação Científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAxiologia aplicada ao Ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuada de Professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFocos de Aprendizagem Científicapt_BR
Título: dc.titleCURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: FOCOS DA APRENDIZAGEM CIENTÍFICA COMO GUIAS AXIOLÓGICOS PARA ATIVIDADES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
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