Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Calama | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues de Souza Calazans, Roseneide | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Reis Gomes, Iza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-01T11:49:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-01T11:49:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | PE-ROSENEIDE-CALAZANS-PRODUTO-EDUCACIONAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740150 | - |
Resumo: dc.description.abstract | É com grande satisfação que apresentamos esta Sequência Didática (SD) intitulada Caminhos e rios de leitura literária pela Amazônia: uma proposta omnilateral, identitária e tecnológica com textos amazônicos. Ela é um Produto Educacional resultado de uma pesquisa de mestrado intitulada “O uso das TDICs no letramento digital da Literatura Amazônica nos cursos de Ensino Médio Integrado do IFRO Campus Calama”, desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), tendo como público-alvo alunos do 1o Ano do curso técnico integrado ao ensino médio, correspondente ao componente curricular de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. E buscando valorizar a prática do letramento digital que venha auxiliar os docentes para um novo fazer pedagógico, contribuindo com professores e alunos como forma de aproximação dialógica no tempo e no espaço, possibilitando assim a construção de novos ambientes e espaços de aprendizagem, abrindo possibilidades de estreitar a relação com a Literatura regional produzida na Amazônia/ou sobre a Amazônia, apresentamos esse Produto Educacional. Vale destacar que este tipo didático-pedagógico auxilia na organização das atividades, no trato com o conteúdo de sua disciplina, especialmente por ser um instrumento que norteia e viabiliza práticas educativas, com suporte das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e na perspectiva da formação integral, omnilateral e humanística, com um olhar voltado para as especificidades do contexto amazônico. No entanto, não é um material que esgotará as possibilidades do(a) professor(a) trabalhar a Amazônia literária. É apenas uma indicação, um caminho, um rio que pode ser navegado por professores e alunos que desejam iniciar sua aventura pela Amazônia e pela Literatura. Nesse sentido, de modo a auxiliar o leitor deste material, a Sequência Didática (SD), aqui apresentada, está organizada para ser executada em 4 encontros sendo compostos pelas seguintes seções: objetivos da aprendizagem, acolhimento, conhecimentos prévios, conteúdo tratado, estratégias de ensino, resultados esperados, integração das TDICS no letramento digital, recursos utilizados e tempo previsto. Com objetivo de trabalhar em sala de aula o Gênero textual Poema, traremos para as salas de aula manifestações representativas da cultura amazônica no sentido de romper estereótipos, buscar afirmar e reafirmar uma identidade e uma aproximação com as raízes socioculturais dos povos amazônicos, valorizando os saberes construídos ao longo dos séculos na região, como suporte ao processo de formação literária dos alunos, buscando desenvolver, a partir do método criativo, o potencial literário de alunos do Curso Técnico integrado ao Ensino Médio. Nesse sentido, esperamos que este material construído sob referenciais teório-metodológicos consistentes seja útil em sua jornada profissional e, para além, forneça possibilidades plurais de aplicação com seus alunos, professor. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 34,1 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento Digital | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura Amazônia | pt_BR |
Título: dc.title | Caminhos e rios de leitura literária pela Amazônia: uma proposta omnilateral, identitária e tecnológica com textos amazônicos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PE-ROSENEIDE-CALAZANS-PRODUTO-EDUCACIONAL.pdf | 33,27 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740150/2/PE-ROSENEIDE-CALAZANS-PRODUTO-EDUCACIONAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons