
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | FERNÁNDEZ, GUSTAVO ADOLFO ALEGRÍA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | MERA, YULIETH . | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-01T05:01:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-01T05:01:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740136 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | El fortalecimiento de una caficultura sustentable, adaptada al cambio climático, requirió generar una evaluación mediante indicadores, que permitío obtener un diagnóstico de cada finca, con ello, lograr identificar los puntos críticos y las acciones de mitigación de los riesgos existentes en cada uno de los subsistemas productivos, como: el agrícola, pecuario y forestal, sin olvidar el componente social representado por las familias caficultoras. Este insumo de campo que se genera de visitas a las fincas, lograr el diseño de rutas de transición agroecológica, para ello es necesario aplicar una metodología participativa, que permita entre investigadores y campesinos en un diálogo de saberes, lograr generar estrategias de sustentabilidad a las familias caficulturas y a sus sistemas productivos. El propósito general de esta investigación fue proponer una metodología que consienta la evaluación de la sustentabilidad mediante indicadores que se evalúan de 0,0 como la menor puntuación o menor escala de sustentabilidad y 5,0 puntos como la mayor escala de sustentabilidad, para la posterior generación de rutas sustentables para el manejo de las fincas, la aplicación del trabajo se desarrolló en 9 fincas cafeteras en el municipio de Timbio, Cauca, Colombia. La validación de la metodología, concluye que al lograr un diagnóstico de las fincas, en términos ambientales, económicos, socio-culturales y técnicos, para las fincas escuelas agroecológicas que estén con puntuaciones menores a 3,0 se proponen unas estrategias de implementación de mejora y es posible formular un plan de transición hacia sistemas agroecológicos sustentables y resilientes ante las afectaciones del cambio clímatico. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | caficultura | pt_BR |
| Título: dc.title | SUSTAINABILITY INDICATORS, FOR THE DESIGN OF AGROECOLOGICAL TRANSITION ROUTES IN PEASANT COFFEE FARMS (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: