Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Novaes, Marcos Adriano Barbosa de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Maria Tamires Teotônio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Brito, João Paulo de Sena | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gonçalves, Ruth Maria de Paula | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Kristiane Alves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Carreno, Maxim Paolo Repetto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-12-01T02:50:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-12-01T02:50:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-27 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740132 | - |
Resumo: dc.description.abstract | É uma honra prefaciar esta obra que pretende abordar temas tão caros para pensarmos a qualidade da educação no Brasil e os aportes políticos que a constituem e perpassam ao longo de sua oferta nas instituições educacionais. Estudos que abordam lacunas e contribuições, desafios e potencialidades da educação, suas instituições e profissionais evidenciam a riqueza e pertinência de tal campo de investigação. Ora, na dinamicidade do real concreto abordar a escola, o ensino e os processos formativos - sob o prisma de uma teoria que elucida os entrelaces das dimensões políticas, econômicas e culturais que atravessam o processo de ensino-aprendizagem - exige compromisso ético-político, rigor científico e esforço dialético para não cair nas armadilhas do sistema vigente que “oculta e dissimula, precisamente por meio da superfície, de sua exterioridade, aparente e sedutora, o processo interior que o gera e reproduz continuamente” (FINELLI, 2003, p. 103). Vivemos tempos de aguda alienação, acentuada exploração da força de trabalho, intensa especulação financeira, agravamento das desigualdades sociais, educacionais e econômicas com recortes de classe, raça, gênero, geracional e de regiões geográficas. A configuração do Brasil, enquanto país periférico, arremata as condições favoráveis para o capital expandir-se a partir da destituição de direitos, precarização das relações trabalhistas, desfinanciamento das políticas públicas e incorporação das ideias neoliberais nos discursos | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Título: dc.title | Entrelaces da educação: Escola, ensino e processos formativos (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
entrelaces-da-educacao-escola-ensino-e-processos-formativos.pdf | 2,29 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740132/1/entrelaces-da-educacao-escola-ensino-e-processos-formativos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: