Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - Ifac | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Elizanildo Weseu | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Amaral, Cledir de Araújo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Ricardo dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-30T20:19:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-30T20:19:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Formação Continuada Docente na EPT: Estratégias Inclusivas no Processo Ensino-Aprendizagem dos Estudantes Surdos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740131 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Produto Educacional (PE) Formação Continuada Docente na EPT: estratégias inclusivas no processo ensino-aprendizagem dos estudantes surdos, é um curso de formação continuada desenvolvido como desdobramento da pesquisa de mestrado intitulada Estratégias didáticas para superação de barreiras no processo ensino aprendizagem de estudantes surdos na Educação Profissional e Tecnológica. O PE tem como finalidade subsidiar orientações teóricas e práticas sobre adaptações curriculares e estratégias didáticas para inclusão de estudantes surdos. Nesse caminhar, tem objetivo amplo, pois, busca minimizar as barreiras existentes no processo ensino-aprendizagem do estudante surdo, ao promover a formação continuada de docentes com foco em estratégias didáticas como possibilidades de inclusão no processo ensino-aprendizagem de estudantes surdos na educação profissional e tecnológica. Considerando nossa proposta busca subsidiar orientações teóricas e práticas sobre estratégias metodológicas para inclusão do estudante surdo na EPT. Assim, o curso possui uma carga horária de 30 horas, distribuídas em 4 módulos (Levels), sendo disponibilizado vídeos e materiais para leitura, oficinas e tarefas. O Level I (1h), fase diagnóstica, onde o cursista fará sua apresentação, utilizando o Padlet, de modo a subsidiar informações ao professor responsável pela formação e aos demais cursistas sobre as experiências e expectativas dos participantes. Para o desenvolvimento desta atividade, o cursista seguirá as instruções dispostas nos vídeos. Level II (4h), aspectos introdutórios, apresenta elementos iniciais sobre a inclusão do estudante surdo, perpassa pelos conceitos fundamentais, historicidade, legislação e especificidades da inclusão. Finaliza com um Quiz sobre os conhecimentos inclusivos voltados para o estudante surdo abordados, trata-se de um game preparado na Plataforma Quizizz. Level III (15h), estratégia de ensino, oferecemos uma abordagem híbrida, combinando atividades coletivas presenciais e interações remotas síncronas. Os participantes enfrentarão três desafios fundamentais: Desafio 1 (4h): Envolve leituras e vídeos online, seguindo o formato padrão do Level anterior. Desafio 2 (4h): Esta é uma oficina presencial focada em Estratégias Metodológicas Baseadas em Metodologias Ativas para alunos surdos. Desafio 3 (4h): Nessa etapa, ocorrerá uma oficina online sobre a elaboração do Plano de Ensino Individualizado (PEI) com foco em avaliação diferenciada para estudantes surdos. A atividade será conduzida via Google Meet, onde os participantes terão a oportunidade de dialogar e aprender sobre o PEI para surdos. Além disso, apresentaremos o Socrative, uma plataforma que permite a criação de atividades gamificadas baseadas na pedagogia visual, incluindo avaliações acessíveis para estudantes surdos. Como parte da avaliação, os participantes devem criar uma proposta de avaliação gamificada no Socrative e compartilhá-la no Moodle. Level IV (10h), O Boss Battle, também será híbrido e contará com dois desafios: Desafio 1 (on-line - 6h): neste desafio o cursista fará um curso básico de Libras por meio de videoaulas. O Desafio 2 (presencial - 4h): o cursista participará da Gincana Silenciosa, que servirá como forma de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na fase anterior. Após concluídos todos os Levels, há o módulo de avaliação do curso e autoavaliação pelos cursistas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7,62mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante Surdo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática Docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Título: dc.title | Formação Continuada Docente na EPT: Estratégias Inclusivas no Processo Ensino-Aprendizagem dos Estudantes Surdos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PE Nildo FINAL-1.pdf | Formação Continuada Docente na EPT: Estratégias Inclusivas no Processo Ensino-Aprendizagem dos Estudantes Surdos | 7.8 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740131/2/PE Nildo FINAL-1.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons