Formação Continuada Docente na EPT: Estratégias Inclusivas no Processo Ensino-Aprendizagem dos Estudantes Surdos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - Ifacpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Elizanildo Weseu-
Autor(es): dc.contributor.authorAmaral, Cledir de Araújo-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Ricardo dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-30T20:19:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-30T20:19:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-
identificador: dc.identifier.otherFormação Continuada Docente na EPT: Estratégias Inclusivas no Processo Ensino-Aprendizagem dos Estudantes Surdospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740131-
Resumo: dc.description.abstractO Produto Educacional (PE) Formação Continuada Docente na EPT: estratégias inclusivas no processo ensino-aprendizagem dos estudantes surdos, é um curso de formação continuada desenvolvido como desdobramento da pesquisa de mestrado intitulada Estratégias didáticas para superação de barreiras no processo ensino aprendizagem de estudantes surdos na Educação Profissional e Tecnológica. O PE tem como finalidade subsidiar orientações teóricas e práticas sobre adaptações curriculares e estratégias didáticas para inclusão de estudantes surdos. Nesse caminhar, tem objetivo amplo, pois, busca minimizar as barreiras existentes no processo ensino-aprendizagem do estudante surdo, ao promover a formação continuada de docentes com foco em estratégias didáticas como possibilidades de inclusão no processo ensino-aprendizagem de estudantes surdos na educação profissional e tecnológica. Considerando nossa proposta busca subsidiar orientações teóricas e práticas sobre estratégias metodológicas para inclusão do estudante surdo na EPT. Assim, o curso possui uma carga horária de 30 horas, distribuídas em 4 módulos (Levels), sendo disponibilizado vídeos e materiais para leitura, oficinas e tarefas. O Level I (1h), fase diagnóstica, onde o cursista fará sua apresentação, utilizando o Padlet, de modo a subsidiar informações ao professor responsável pela formação e aos demais cursistas sobre as experiências e expectativas dos participantes. Para o desenvolvimento desta atividade, o cursista seguirá as instruções dispostas nos vídeos. Level II (4h), aspectos introdutórios, apresenta elementos iniciais sobre a inclusão do estudante surdo, perpassa pelos conceitos fundamentais, historicidade, legislação e especificidades da inclusão. Finaliza com um Quiz sobre os conhecimentos inclusivos voltados para o estudante surdo abordados, trata-se de um game preparado na Plataforma Quizizz. Level III (15h), estratégia de ensino, oferecemos uma abordagem híbrida, combinando atividades coletivas presenciais e interações remotas síncronas. Os participantes enfrentarão três desafios fundamentais: Desafio 1 (4h): Envolve leituras e vídeos online, seguindo o formato padrão do Level anterior. Desafio 2 (4h): Esta é uma oficina presencial focada em Estratégias Metodológicas Baseadas em Metodologias Ativas para alunos surdos. Desafio 3 (4h): Nessa etapa, ocorrerá uma oficina online sobre a elaboração do Plano de Ensino Individualizado (PEI) com foco em avaliação diferenciada para estudantes surdos. A atividade será conduzida via Google Meet, onde os participantes terão a oportunidade de dialogar e aprender sobre o PEI para surdos. Além disso, apresentaremos o Socrative, uma plataforma que permite a criação de atividades gamificadas baseadas na pedagogia visual, incluindo avaliações acessíveis para estudantes surdos. Como parte da avaliação, os participantes devem criar uma proposta de avaliação gamificada no Socrative e compartilhá-la no Moodle. Level IV (10h), O Boss Battle, também será híbrido e contará com dois desafios: Desafio 1 (on-line - 6h): neste desafio o cursista fará um curso básico de Libras por meio de videoaulas. O Desafio 2 (presencial - 4h): o cursista participará da Gincana Silenciosa, que servirá como forma de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na fase anterior. Após concluídos todos os Levels, há o módulo de avaliação do curso e autoavaliação pelos cursistas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,62mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEstudante Surdopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática Docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Título: dc.titleFormação Continuada Docente na EPT: Estratégias Inclusivas no Processo Ensino-Aprendizagem dos Estudantes Surdospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
PE Nildo FINAL-1.pdfFormação Continuada Docente na EPT: Estratégias Inclusivas no Processo Ensino-Aprendizagem dos Estudantes Surdos7.8 MBAdobe PDF/bitstream/capes/740131/2/PE Nildo FINAL-1.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons