Guia didático: como sistematizar uma rotina de estudos no ensino médio integrado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFreire, Elizangelia Carvalho-
Autor(es): dc.contributor.authorLeite, Raimundo Laerton de Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-30T20:07:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-30T20:07:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-
identificador: dc.identifier.otherGuia didático: como sistematizar uma rotina de estudos no ensino médio integradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740130-
Resumo: dc.description.abstractO acompanhamento educacional e a organização de uma rotina de estudo no Ensino Médio Integrado a EPT, constitui o objeto deste processo investigativo e se enquadra na linha de pesquisa Práticas Educativas em EPT. O estudo buscou contribuir para o melhoramento das práticas educativas e formativas do público estudantil do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Redes de Computadores, através de um Produto Educacional (PE) que contempla informações referentes a sistematização de uma rotina de estudos. Os objetivos específicos procuram identificar as principais dificuldades de adaptação e sistematização de uma rotina de estudos apresentadas pelos estudantes; demonstrar como o uso de técnicas/estratégias de estudos podem contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem e desempenho escolar dos educandos; apontar estratégias que mobilizem o processo de desenvolvimento de aprendizagem dos estudantes; analisar como a utilização sistemática de uma rotina de estudos equilibrada contribui com a melhoria no processo de ensino dos educandos. Ademais, visa apresentar como inquietação da pesquisa: Como guia didático com sugestões de técnicas de sistematização, planejamento e organização de uma rotina de estudos, pode contribuir para adaptação às mudanças relacionadas aos itinerário formativos e com o processo de desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes do Curso Técnico em Redes de Computadores Integrado ao Ensino Médio do IFTO - Campus Araguatins –TO? A revisão de literatura apoiou-se em autores como Freire (1997), Vygotsky, L. S (2007) Brasil (1996), Frigotto, G; Ciavatta, M; Ramos,M. (2005), Grinspun, M.P.S (1994), Mariotto (2015), Moreira (2016), Pacheco (2012), Kuenzer (2002), Saviani (2007), Bardin (2011,2016) dentre outros.Os resultados da pesquisa foram obtidos por descrições de narrativas e análise dos dados, ancorados em teorias e literatura sobre o tema. Os resultados demonstraram que, o estudo contribuiu de maneira efetiva para o desenvolvimento da aprendizagem e desempenho escolar dos educandos de modo mais acentuado no tocante a organização das atividades e sistematização de uma rotina de estudos, proporcionando assim, a ampliação do conhecimento dos mesmos. Nessa perspectiva, foi proposto o produto Educacional no formato de um guia de orientação e organização de uma rotina e técnicas de estudos consideradas eficazes destinado aos estudantes do Ensino Médio Integrado. Palavras - Chave: Educação Profissional e Tecnológica; Acompanhamento Educacional; Rotina e Estratégias de Estudopt_BR
Tamanho: dc.format.extent36,0 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional e tecnológica, Acompanhamento educacional, Rotina e estratégias de estudopt_BR
Título: dc.titleGuia didático: como sistematizar uma rotina de estudos no ensino médio integradopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons