Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Freire, Elizangelia Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Leite, Raimundo Laerton de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-30T20:07:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-30T20:07:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia didático: como sistematizar uma rotina de estudos no ensino médio integrado | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740130 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O acompanhamento educacional e a organização de uma rotina de estudo no Ensino Médio Integrado a EPT, constitui o objeto deste processo investigativo e se enquadra na linha de pesquisa Práticas Educativas em EPT. O estudo buscou contribuir para o melhoramento das práticas educativas e formativas do público estudantil do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Redes de Computadores, através de um Produto Educacional (PE) que contempla informações referentes a sistematização de uma rotina de estudos. Os objetivos específicos procuram identificar as principais dificuldades de adaptação e sistematização de uma rotina de estudos apresentadas pelos estudantes; demonstrar como o uso de técnicas/estratégias de estudos podem contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem e desempenho escolar dos educandos; apontar estratégias que mobilizem o processo de desenvolvimento de aprendizagem dos estudantes; analisar como a utilização sistemática de uma rotina de estudos equilibrada contribui com a melhoria no processo de ensino dos educandos. Ademais, visa apresentar como inquietação da pesquisa: Como guia didático com sugestões de técnicas de sistematização, planejamento e organização de uma rotina de estudos, pode contribuir para adaptação às mudanças relacionadas aos itinerário formativos e com o processo de desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes do Curso Técnico em Redes de Computadores Integrado ao Ensino Médio do IFTO - Campus Araguatins –TO? A revisão de literatura apoiou-se em autores como Freire (1997), Vygotsky, L. S (2007) Brasil (1996), Frigotto, G; Ciavatta, M; Ramos,M. (2005), Grinspun, M.P.S (1994), Mariotto (2015), Moreira (2016), Pacheco (2012), Kuenzer (2002), Saviani (2007), Bardin (2011,2016) dentre outros.Os resultados da pesquisa foram obtidos por descrições de narrativas e análise dos dados, ancorados em teorias e literatura sobre o tema. Os resultados demonstraram que, o estudo contribuiu de maneira efetiva para o desenvolvimento da aprendizagem e desempenho escolar dos educandos de modo mais acentuado no tocante a organização das atividades e sistematização de uma rotina de estudos, proporcionando assim, a ampliação do conhecimento dos mesmos. Nessa perspectiva, foi proposto o produto Educacional no formato de um guia de orientação e organização de uma rotina e técnicas de estudos consideradas eficazes destinado aos estudantes do Ensino Médio Integrado. Palavras - Chave: Educação Profissional e Tecnológica; Acompanhamento Educacional; Rotina e Estratégias de Estudo | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 36,0 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional e tecnológica, Acompanhamento educacional, Rotina e estratégias de estudo | pt_BR |
Título: dc.title | Guia didático: como sistematizar uma rotina de estudos no ensino médio integrado | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Guia didático - como sistematizar uma rotina de estudos no ensino médio integrado.pdf | Guia didático: como sistematizar uma rotina de estudos no ensino médio integrado | 36,09 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740130/2/Guia didático - como sistematizar uma rotina de estudos no ensino médio integrado.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons