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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GROCHOLSKI, JULIANA ALVES | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Luccas, Simone | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bernardelli, Marlize Spagolla | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-30T19:01:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-30T19:01:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL CORNÉLIO PROCÓPIO – PR 2023 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740129 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Na busca por recursos avaliativos que possam contribuir tanto para o ensino como para a aprendizagem, o Mapa Conceitual (MC) apresenta-se como um procedimento avaliativo promissor que pode contribuir com a aprendizagem dos alunos. Os MC possibilitam ao professor trabalhar de forma ampla e acompanhar a evolução do aluno, utilizando-os com caráter de avaliação diagnóstica, formativa ou somativa, permitindo o acompanhamento da aprendizagem dos alunos, tornando o ensino e aprendizagem mais dinâmicos. Os MC fundamentam-se na teoria cognitiva de Ausubel (2003), denominada Aprendizagem Significativa, que enfatiza a aprendizagem de significados e conceitos como a mais relevante para seres humanos. Outro pesquisador que também contribuiu para a sistematização desta teoria foi Novak (1984) e, fazendo uma releitura de todo o trabalho realizado por estes pesquisadores, Moreira (2012), desenvolve diversos trabalhos relacionados com a Aprendizagem Significativa. Ausubel (2003) defende que, dependendo das condições as quais o aluno está sujeito, sua aprendizagem pode ocorrer de forma significativa ou mecânica. A Aprendizagem Significativa é aquela que faz sentido ao aluno, a partir da qual ele consegue fazer ligação do que já sabe com o que está sendo aprendido. Um mecanismo ou abordagem intencional significativo da aprendizagem, tal como já foi indicado, apenas ocorrem num processo e em resultado da aprendizagem significativa, desde que o próprio material de aprendizagem seja potencialmente significativo (AUSUBEL 2003, p.73). Portanto, para que o aluno consiga aprender de forma significativa é necessário que o material de estudo que será usado faça sentido a ele, que ele já tenha um conhecimento prévio do que está sendo estudado, só assim essa aprendizagem se tornará significativa ao aluno, ou seja, “a aprendizagem é significativa quando o aprendiz vê sentido nas situações de aprendizagem e atribui significado a elas” (MOREIRA; MASINI, 2008, p.09). Já na mecânica, o aluno não estabelece essa ligação e acaba decorando aquilo que lhe fora ensinado e, neste sentido, esta memorização tende a permanecer um pequeno período na estrutura cognitiva do aluno, já que apresenta fraca ou nenhuma ligação com outros conceitos apreendidos. Fundamentados na teoria da Aprendizagem Significativa, alguns recursos didáticos e metodológicos foram desenvolvidos, como o Mapa Conceitual, que oportuniza a representação de conceitos de forma esquemática, ligados por proposições, que de modo geral expressam compreensões e significados. A utilização dos MC tem sido explorada de diferentes modos ao longo do tempo, entre eles, neste trabalho, dá-se destaque ao seu uso enquanto recurso avaliativo. Diante deste contexto e considerando que os professores podem ser grandes propagadores da utilização dos MC como meio para avaliar a aprendizagem dos alunos, neste Produto Educacional assumimos como objetivo elaborar e disponibilizar um curso de formação continuada, envolvendo a utilização dos Mapas Conceituais como recurso avaliativo, voltado a professores que atuam no Ensino Fundamental. Assim, a proposição de um curso de formação continuada faz-se pertinente, uma vez que possibilitará aos professores o uso de diferentes estratégias avaliativas que podem ser utilizadas na sala de aula. Diante do exposto, na seção 2 é apresentado um breve referencial teórico entorno dos Mapas Conceituais enquanto recurso avaliativo. Na seção 3 um breve comentário do Produto Educacional e, na seção 4, o PE. Finalizando este trabalho, são feitas as considerações finais, apresentadas as referências. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10,9 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mapa Conceitual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
Título: dc.title | MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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JULIANA ALVES GROCHOLSKI - produto.pdf | 11,18 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740129/2/JULIANA ALVES GROCHOLSKI - produto.pdfDownload |
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