MAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGROCHOLSKI, JULIANA ALVES-
Autor(es): dc.contributor.authorLuccas, Simone-
Autor(es): dc.contributor.authorBernardelli, Marlize Spagolla-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-30T19:01:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-30T19:01:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-
identificador: dc.identifier.otherMAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL CORNÉLIO PROCÓPIO – PR 2023pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740129-
Resumo: dc.description.abstractNa busca por recursos avaliativos que possam contribuir tanto para o ensino como para a aprendizagem, o Mapa Conceitual (MC) apresenta-se como um procedimento avaliativo promissor que pode contribuir com a aprendizagem dos alunos. Os MC possibilitam ao professor trabalhar de forma ampla e acompanhar a evolução do aluno, utilizando-os com caráter de avaliação diagnóstica, formativa ou somativa, permitindo o acompanhamento da aprendizagem dos alunos, tornando o ensino e aprendizagem mais dinâmicos. Os MC fundamentam-se na teoria cognitiva de Ausubel (2003), denominada Aprendizagem Significativa, que enfatiza a aprendizagem de significados e conceitos como a mais relevante para seres humanos. Outro pesquisador que também contribuiu para a sistematização desta teoria foi Novak (1984) e, fazendo uma releitura de todo o trabalho realizado por estes pesquisadores, Moreira (2012), desenvolve diversos trabalhos relacionados com a Aprendizagem Significativa. Ausubel (2003) defende que, dependendo das condições as quais o aluno está sujeito, sua aprendizagem pode ocorrer de forma significativa ou mecânica. A Aprendizagem Significativa é aquela que faz sentido ao aluno, a partir da qual ele consegue fazer ligação do que já sabe com o que está sendo aprendido. Um mecanismo ou abordagem intencional significativo da aprendizagem, tal como já foi indicado, apenas ocorrem num processo e em resultado da aprendizagem significativa, desde que o próprio material de aprendizagem seja potencialmente significativo (AUSUBEL 2003, p.73). Portanto, para que o aluno consiga aprender de forma significativa é necessário que o material de estudo que será usado faça sentido a ele, que ele já tenha um conhecimento prévio do que está sendo estudado, só assim essa aprendizagem se tornará significativa ao aluno, ou seja, “a aprendizagem é significativa quando o aprendiz vê sentido nas situações de aprendizagem e atribui significado a elas” (MOREIRA; MASINI, 2008, p.09). Já na mecânica, o aluno não estabelece essa ligação e acaba decorando aquilo que lhe fora ensinado e, neste sentido, esta memorização tende a permanecer um pequeno período na estrutura cognitiva do aluno, já que apresenta fraca ou nenhuma ligação com outros conceitos apreendidos. Fundamentados na teoria da Aprendizagem Significativa, alguns recursos didáticos e metodológicos foram desenvolvidos, como o Mapa Conceitual, que oportuniza a representação de conceitos de forma esquemática, ligados por proposições, que de modo geral expressam compreensões e significados. A utilização dos MC tem sido explorada de diferentes modos ao longo do tempo, entre eles, neste trabalho, dá-se destaque ao seu uso enquanto recurso avaliativo. Diante deste contexto e considerando que os professores podem ser grandes propagadores da utilização dos MC como meio para avaliar a aprendizagem dos alunos, neste Produto Educacional assumimos como objetivo elaborar e disponibilizar um curso de formação continuada, envolvendo a utilização dos Mapas Conceituais como recurso avaliativo, voltado a professores que atuam no Ensino Fundamental. Assim, a proposição de um curso de formação continuada faz-se pertinente, uma vez que possibilitará aos professores o uso de diferentes estratégias avaliativas que podem ser utilizadas na sala de aula. Diante do exposto, na seção 2 é apresentado um breve referencial teórico entorno dos Mapas Conceituais enquanto recurso avaliativo. Na seção 3 um breve comentário do Produto Educacional e, na seção 4, o PE. Finalizando este trabalho, são feitas as considerações finais, apresentadas as referências.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10,9 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMapa Conceitualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Título: dc.titleMAPAS CONCEITUAIS NA AVALIAÇÃO EDUCACIONALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
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