Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | WENCESLAU, ÉVERTON BERNARDES | - |
Autor(es): dc.contributor.author | STORTO, LETÍCIA JOVELINA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-30T17:51:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-30T17:51:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | CADERNO DE ATIVIDADES: TRABALHANDO O GÊNERO TEXTUAL FICHAMENTO COM SUJEITOS SURDOS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740126 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O material apresentado a seguir é composto de atividades para sujeitos surdos como protagonistas de sua vivência acadêmica-científica. Aqui se apresenta de maneira autoinstrucional, ou seja, faz que o próprio aluno surdo participe de sua formação. O caderno de atividades é composto pelas videoaulas em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e legendas em Língua Portuguesa, acrescido de atividades visuais que exploram o gênero textual fichamento. Desta forma a produção técnica educacional se evidencia como um suporte ao sujeito surdo durante sua graduação. Esta produão técnica educacional foi desenvolvida pelo referido pesquisador como parte das atividades vinculadas ao Mestrado Profissional em Ensino, do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn), da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP), campus de Cornélio Procópio-Paraná, como integrante de sua dissertação com o título “Letramento acadêmico de estudantes surdos por meio do gênero textual fichamento”. A seguinte composição de atividades se faz por momentos diferentes que se utilizam dos cohecimentos prévios do sujeito surdo, como também dos materiais de apoio que se encontram elencados em sites com legendas em Língua Portuguesa e em um fichamento que norteia o conhecimento do gênero textual, trazido nos anexos da produção técnica educacional. Realizada ainda a sinalização em Língua Brasileira de Sinais – Libras as atividades e demais partes composicionais da produção técnica educacional para que 9 o sujeito surdo tenha as informações diretamente em sua primeira língua. Para facilitar o acesso aos vídeos sinalizados, foram inseridas as imagens com os respectivos QR-Codes, agregandando ao material uma praticidade para o acesso das informações. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,89 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero Textual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fichamento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Surdez | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento Acadêmico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Acadêmico Surdo | pt_BR |
Título: dc.title | CADERNO DE ATIVIDADES: TRABALHANDO O GÊNERO TEXTUAL FICHAMENTO COM SUJEITOS SURDOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ÉVERTON BERNARDES WENCESLAU - produto.pdf | 5,01 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740126/2/ÉVERTON BERNARDES WENCESLAU - produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons