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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Batista, Ozaias Antônio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-30T05:26:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-30T05:26:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-29 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740122 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017) figura enquanto política educacional que fere os direitos dos sujeitos do campo, pois os princípios difundidos por tal Reforma desconsideram os pressupostos concernentes a uma educação do/no campo, uniformizando as diversas realidades socioeducacionais compartilhadas por camponeses e camponesas. Nesse sentido, o presente livro problematiza as implicações dessa Reforma do nível médio para a educação básica do campo, evidenciando sua incidência no trabalho pedagógico, na constituição curricular e na formação discente direcionada para contextos rurais. Também aborda o processo de implementação desse novo ensino médio e a prática do ensino de professoras de sociologia que atuam em diferentes escolas do campo, objetivando problematizar como está se dando a institucionalização dessa política educacional nas realidades estudadas, observando como a Reforma tem incidido ou não na prática do ensino de sociologia das professoras entrevistadas. Para tanto, consultou-se a Lei 13.415/2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC – Ensino Médio), o Guia de Implementação do novo Ensino Médio, as Referências Curriculares para a Elaboração de Itinerários Formativos e a Resolução nº 3 de 2018, que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM). E foi realizado entrevistas com cinco professoras de sociologia que atuam em escolas básicas do campo, adotando o procedimento metodológico da entrevista com perguntas abertas, acompanhada da análise qualitativa do conteúdo. Os dados foram interpretadas com o auxílio teórico de pesquisadores e pesquisadoras da área das ciências sociais e da educação. Os resultados da pesquisa indicam frágeis processos de implementação desse novo ensino médio, os quais estão centrados apenas na mudança do livro didático, contribuindo, dessa forma, com o adensamento das desigualdades socioeducacionais ao desconsiderar os pressupostos compartilhados pelo paradigma da educação do/no campo. Assim, um ensino de sociologia escolar na educação básica do campo que dialogue com a episteme presente nos saberes e práticas camponesas configura-se enquanto uma alternativa de resistência à padronização educacional imposta por esta Reforma. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | pt_BR |
Título: dc.title | O ensino de sociologia na educação básica do campo: reflexões em tempos de reforma do ensino médio (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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