Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MERHEB, JÉSSICA CRISTINA GOULART | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Blanco, Marília Bazan | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-30T18:45:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-30T18:45:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL EM QUADRINHOS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740113 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Psicologia da Educação, disciplina que faz parte do curso de formação em Pedagogia, é o “ramo da psicologia que trata da aplicação de princípios e teorias da psicologia aos métodos de ensino” (Associação Psicológica Americana, 2010, p. 759). Uma das teorias ensinadas nessa disciplina é a do Behaviorismo Radical, que tem como fundamento as proposições teóricas de Skinner. Uma das limitações da disciplina Psicologia da Educação é a distância existente entre os conteúdos e a prática escolar. Conforme Paini (2006, p.215), “os acadêmicos gostariam que a disciplina aliasse estratégias de ação ao conhecimento teórico, e as discutisse”. Diante disso, cabe mencionar que alguns autores, como Moya (1977), Luyten (1989), Santos Neto e Silva (2015), Vergueiro (2020) e Vergueiro e Ramos (2020), apontam que as histórias em quadrinhos (HQs) podem ser utilizadas como estratégias de ensino que contribuem no processo de aprendizagem. Além disso, Bispo, Santos e Silva (2015) constataram, em estudo realizado no curso de Administração, que a utilização de tal gênero textual promoveu a aproximação entre teoria e prática, uma vez que permitiu a reflexão e representação de uma situação profissional na qual se aplica o conhecimento teórico. A partir dos indicativos teóricos de que as HQs contribuem significativamente quando utilizadas no Ensino Superior e da escassez de estudos que relacionem o uso dessas narrativas com o ensino de Psicologia, surgiu a necessidade de um curso que aliasse o uso dos quadrinhos, com o ensino de conceitos da Análise do comportamento. Dessa forma, a presente Produção Técnica-tecnológica, desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Campus Cornélio Procópio, consiste em um curso destinado ao uso de HQs para o ensino de Psicologia Comportamental e inclui-se na categoria “(v) cursos de curta duração e atividades de extensão, como cursos, oficinas, ciclos de palestras, exposições diversas, olimpíadas, expedições, atividades de divulgação científica e outras” (BRASIL, 2019, p. 11). Como objetivos do referido produto educacional, foram definidos: 1) expor os principais conceitos da Análise do Comportamento (AC); 2) apresentar 9 definições de História em quadrinhos, assim como autores que discorrem sobre o seu uso no ensino; 3) capacitar os alunos quanto ao desenvolvimento e utilização de HQs no ensino de psicologia, utilizando a ferramenta Pixton; 4) produzir HQ sobre temas da Análise do Comportamento; 5) verificar se o uso de histórias em quadrinhos contribui para o ensino de Psicologia. Este documento concerne à Produção Técnica-tecnológica e está organizado em três capítulos: o primeiro diz respeito ao referencial teórico utilizado para a elaboração do curso; o segundo apresenta o curso e; o terceiro traz algumas considerações a respeito da utilização do produto educacional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10,4 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Psicologia. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do Comportamento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Título: dc.title | PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL EM QUADRINHOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
JÉSSICA CRISTINA GOULART MERHEB - produto.pdf | 10,69 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740113/2/JÉSSICA CRISTINA GOULART MERHEB - produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons