Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Susi Mara da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Brancher, Vantoir Roberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-29T12:00:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-29T12:00:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-12 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740066 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Produto Educacional descrito neste estudo emerge da pesquisa de mestrado intitulada "Processos e Práticas Educativas para Estudantes Surdos nos Cursos Técnicos Integrados na EPT", realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - campus Jaguari. O objetivo da pesquisa foi mapear identificar e analisar práticas pedagógicas e relações no contexto da educação de estudantes surdos nos cursos técnicos integrados da EPT. Como resultado dessa pesquisa, foi desenvolvido o produto educacional como formação continuada e permanente, destinado a professores e à sociedade em geral interessados em cursos de formação em adquirir conhecimento sobre a inclusão de estudantes surdos e seu processo educacional. Esse produto educacional é apresentado na forma de cursos MOOC (Massive Open Online Courses) hospedados em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) oferecido gratuitamente pelo Instituto Federal Farroupilha através do IFFar Conecta. A abordagem autoinstrucional foi escolhida, permitindo que o produto educacional seja utilizado de forma independente, sem a necessidade de tutores, promovendo uma formação contínua e permanente. O curso MOOC, intitulado "Práticas Educativas de Inclusão e o Sujeito Surdo," é composto por cinco módulos, totalizando 25 horas de conteúdo. Esses módulos abrangem tópicos como o conhecimento do sujeito surdo, o processo educacional, o uso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a pedagogia visual e estratégias de inclusão. O desenvolvimento do curso seguiu a metodologia ADDIE (Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação, Acompanhamento e Avaliação), em conformidade com as diretrizes métricas estabelecidas pela instituição. Este Produto Educacional como curso de formação, foi elaborado com o propósito de oferecer conhecimento teórico e prático sobre o sujeito surdo e como ocorre seu processo de aprendizagem, através de formação continuada e permanente. Portanto, representa uma contribuição significativa para o processo de inclusão de estudantes surdos no contexto educacional. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas Educativas; Formação Continuada; Inclusão de Surdos. | pt_BR |
Título: dc.title | Práticas Educativas de Inclusão e o Sujeito Surdo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional.pdf | 967,19 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740066/2/Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons