Práticas Educativas de Inclusão e o Sujeito Surdo

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilhapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Susi Mara da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorBrancher, Vantoir Roberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-29T12:00:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-29T12:00:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-12-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740066-
Resumo: dc.description.abstractO Produto Educacional descrito neste estudo emerge da pesquisa de mestrado intitulada "Processos e Práticas Educativas para Estudantes Surdos nos Cursos Técnicos Integrados na EPT", realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - campus Jaguari. O objetivo da pesquisa foi mapear identificar e analisar práticas pedagógicas e relações no contexto da educação de estudantes surdos nos cursos técnicos integrados da EPT. Como resultado dessa pesquisa, foi desenvolvido o produto educacional como formação continuada e permanente, destinado a professores e à sociedade em geral interessados em cursos de formação em adquirir conhecimento sobre a inclusão de estudantes surdos e seu processo educacional. Esse produto educacional é apresentado na forma de cursos MOOC (Massive Open Online Courses) hospedados em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) oferecido gratuitamente pelo Instituto Federal Farroupilha através do IFFar Conecta. A abordagem autoinstrucional foi escolhida, permitindo que o produto educacional seja utilizado de forma independente, sem a necessidade de tutores, promovendo uma formação contínua e permanente. O curso MOOC, intitulado "Práticas Educativas de Inclusão e o Sujeito Surdo," é composto por cinco módulos, totalizando 25 horas de conteúdo. Esses módulos abrangem tópicos como o conhecimento do sujeito surdo, o processo educacional, o uso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a pedagogia visual e estratégias de inclusão. O desenvolvimento do curso seguiu a metodologia ADDIE (Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação, Acompanhamento e Avaliação), em conformidade com as diretrizes métricas estabelecidas pela instituição. Este Produto Educacional como curso de formação, foi elaborado com o propósito de oferecer conhecimento teórico e prático sobre o sujeito surdo e como ocorre seu processo de aprendizagem, através de formação continuada e permanente. Portanto, representa uma contribuição significativa para o processo de inclusão de estudantes surdos no contexto educacional.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Educativas; Formação Continuada; Inclusão de Surdos.pt_BR
Título: dc.titlePráticas Educativas de Inclusão e o Sujeito Surdopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
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