SEQUÊNCIA DIDÁTICA: A CONTRIBUIÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA A APRENDIZAGEM DE EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

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Autor(es): dc.contributorUNESPAR - Universidade Estadual do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPRIMON, JANETE APARECIDA-
Autor(es): dc.contributor.authorCirino, Roseneide Maria Batista-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-29T12:41:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-29T12:41:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-27-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional_Janete Primon-1pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740047-
Resumo: dc.description.abstractDiante dos obstáculos na aprendizagem da leitura e escrita apresentados pelos educandos com deficiência intelectual, faz-se necessário pensar em uma adequada organização do ensino que aponte para a efetiva apropriação da cultura letrada. Nesse viés, esta pesquisa visa compreender como as histórias em quadrinho, podem contribuir para o aprimoramento das habilidades linguísticas de leitura e escrita dos educandos com deficiência intelectual. O estudo se fundamenta na Teoria Histórico Cultural de Vigotski e seus colaboradores, pois, entende-se que seus princípios contribuem para um ensino inclusivo e de possibilidades de desenvolvimento psíquico dos educandos. A metodologia é de cunho bibliográfico e de campo, permeando pelos estudos exploratórios e descritivos. Utilizou-se como método de pesquisa e coleta de dados o experimento didático. A análise de dados foi realizada com base na abordagem mista (quantitativa+qualitativa) parte da combinação das pesquisas qualitativa e quantitativa. O campo da presente pesquisa foi uma escola Municipal de Apucarana - PR, com uma turma do 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, dentre eles dois com deficiência intelectual e oito com histórico de dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita. O experimento didático dividi-se em episódios, com desafios aos sujeitos por meio de atividades de análise interpretação e produção de texto dos gêneros prosa e história em quadrinhos. Como resultados verificamos que ao responderam às propostas em HQ, os educandos demonstraram melhor consolidação dos conceitos analisados em relação às propostas em prosa, mais que resultar dados quantitativos primamos pela face qualitativa a qual explicitou que os estudantes tiveram maior êxito e, satisfação em interagirem com o recurso história em quadrinhos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,16MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExperimento didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência Intelectualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeitura e escritapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória em Quadrinhospt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA: A CONTRIBUIÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA A APRENDIZAGEM DE EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI


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