Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALDA, ÉRICA JAMAL DA SILVA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Hummel, Eromi Izabel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-28T12:44:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-28T12:44:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | ALDA, Érica Jamal da Silva. Produto_Educacional (2)-1 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/740034 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa se propôs a identificar a compreensão dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) a respeito do estresse visual a fim de nortear a elaboração de um material educativo que promova conhecimentos aos professores do município de Londrina-Paraná, acerca da temática. A presente pesquisa foi realizada em três etapas: 1) Levantamento bibliográfico com o intuito de definir as características do estresse visual; 2) Identificação do conhecimento a respeito do tema por meio de questionário enviado aos professores que atuam em sala de Recursos professores do município de Londrina-Paraná; 3) Produção de um E-Book com conteúdos de informação sobre o estresse visual (síndrome de Irlen), o material contém instruções para uma possível identificação e orientações sobre a intervenção com esses alunos. Para responder aos objetivos da pesquisa adotou-se a pesquisa bibliográfica, de campo com caráter descritivo. Para o desenvolvimento do material foi relevante a contribuição dos professores das salas de recursos multifuncionais. Esse material tem por objetivo apoiar o trabalho pedagógico, permitindo que o professor especializado e o professor de sala de aula comum, por meio do ensino colaborativo, realizem os encaminhamentos e as intervenções necessárias para o aluno que apresenta os sintomas e características do estresse visual. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,85MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Dislexia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | distúrbios da visão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | pt_BR |
Título: dc.title | POR QUE LER PODE SER TÃO DIFÍCIL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ALDA, Érica Jamal da Silva. Produto_Educacional (2)-1.pdf | 4,97 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/740034/2/ALDA, Érica Jamal da Silva. Produto_Educacional (2)-1.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons