Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO - Campus Palmas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oster, Mariano Felipe | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Castilho, Weimar Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-25T13:13:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-25T13:13:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | Chatbots na Educação Subtítulo: Processo de Seleção de estudantes e ações afirmativas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739977 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo avaliar a eficiência e eficácia do Chatbot como ferramenta de acesso à educação no processo seletivo do Campus Palmas do IFTO. A criação do Chatbot representou o Produto Educacional, decorrente da pesquisa conduzida durante o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-ProfEPT. A metodologia adotada foi de natureza quantitativa e incluiu uma análise dos editais para ingresso entre o primeiro semestre de 2018 e o segundo semestre de 2023. A pesquisa concentrou-se especificamente em candidatos para o Campus Palmas que participaram das reservas de vagas da Lei nº 12.711/2012 e das ações afirmativas do IFTO. A coleta e análise de dados foram realizadas com rigor ético e em conformidade com as normas de privacidade. O estudo visou aprofundar a compreensão das causas do indeferimento, com o propósito de orientar ações que promovam um acesso mais equitativo às reservas de vagas. Os critérios para categorizar essas razões foram determinados por meio da análise documental. Os resultados incluíram a identificação das principais razões para o indeferimento das inscrições e uma avaliação do potencial das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para mitigar essa dificuldade, obtendo resultados positivos ao que se refere ao indeferimento de inscrições pelo não envio de documentações. No entanto, no que se refere aos indeferimentos por causa de documentação incorreta ou incompleta, não se obtiveram resultados significativos. Portanto, considera-se a necessidade de aperfeiçoamento do sistema, a fim de contribuir para um processo seletivo mais justo e inclusivo, em conformidade com as regulamentações legais vigentes, visando proporcionar aos ingressos uma formação humana e integral. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,73 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Digital | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Reserva de vagas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Vestibular | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | EPT | pt_BR |
Título: dc.title | Chatbots na Educação Subtítulo: Processo de Seleção de estudantes e ações afirmativas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | rograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho final | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto - Chatbots na Educação.pdf | 6,9 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739977/2/Produto - Chatbots na Educação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons