O ensino de História da Amazônia para alunos(as) surdos(as) em uma escola especializada: desafios e possibilidades

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará (UFPA)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCavalcante, Alden Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-24T14:28:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-24T14:28:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherAldenRodriguesCavalcante_DissertaçãoFinalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739943-
Resumo: dc.description.abstractEssa dissertação enfoca o ensino de História para aluno(a)s surdo(a)s incluído(a)s em turmas de SAEE e regulares do ensino fundamental maior, no Instituto Felipe Smaldone, da Congregação das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações, na cidade de Belém (PA). Foram constatados diversos desafios nesse ensino, entre eles, o fato de pessoas surdas perceberem as dificuldades que precisam enfrentar no aprendizado, para que possam se sentir incluídos no espaço pedagógico e social. Ante tal constatação, este projeto tem como foco investigar as dificuldades enfrentadas pelos professores que trabalham com esses alunos especiais. O objetivo é perceber como se desenvolve o ensino de História, os métodos que mais se adequam, o sinalário das disciplinas em Língua Brasileira de Sinais (Libras), e a fluência em língua de sinais. Nesse sentido, fizemos um levantamento bibliográfico para respaldar as práticas metodológicas, envolvidas no ensino de História nesse Instituto, bem como, fazer um paralelo com outras escolas públicas com atendimento às pessoas com necessidade especial, especificamente a surdez, para refletir sobre o uso de Libras na sala de aula como primeira língua do aluno e para verificar a relação dos professores da sala de aula regular com a sala do Atendimento Educacional Especializado (SAEE). Dessa forma, procuramos evidenciar as maneiras de ensinar, com respeito aos aspectos políticos, culturais e linguísticos das pessoas surdas. Como resultado, percebeu-se a necessidade da criação de um material de apoio, em formato de cartilha, que contém os sinais em Libras referentes à História regional, haja vista que só encontramos, para nossa pesquisa, sinais referentes à História Geral. Nossa ação visa facilitar o ensino de História, sendo que o material poderá ser utilizado por aluno(a)s surdo(a)s e ouvintes. Esse olhar para o ensino-aprendizagem das disciplinas com claro caráter regional, atrelados a outras com aspectos gerais, será de grande utilidade para o desenvolvimento e uma forma de respeito aos direitos das pessoas surdas, para que tenham oportunidade de letramento na disciplina de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent927 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoria; Ensino de História; Educação Inclusiva; PCD; Educação Bilíngue; Surdez; Cartilha Virtual.pt_BR
Título: dc.titleO ensino de História da Amazônia para alunos(as) surdos(as) em uma escola especializada: desafios e possibilidadespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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