Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - Ifac | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Elizanildo Weseu | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Amaral, Cledir de Araújo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Ricardo dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-22T22:34:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-22T22:34:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Formação Continuada Docente na EPT: Estratégias Inclusivas no Processo Ensino-Aprendizagem dos Estudantes Surdo (arquivo para moodle) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739922 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este curso foi especialmente elaborado para o ambiente virtual de aprendizagem considerando as dificuldades relatadas pelos professores de participar de atividades presenciais de formação continuada diante das atribuições do cotidiano acadêmico. Contudo, contaremos com um momento de atividade síncrona, via Google Meet, e duas atividades presenciais. Trata-se de um Produto Educacional fruto de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT/Ifac pelo mestrando Elizanildo Weseu Lima, sob orientação do Prof. Dr. Cledir de Araújo Amaral e coorientação do Prof. Dr. Ricardo dos Santos Pereira, também contou com o apoio técnico da equipe do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – Napne, do Ifac Campus Rio Branco. Neste curso, visamos abordar conteúdos teóricos e práticos sobre adaptações curriculares e estratégias didáticas para inclusão de estudantes surdos. Desafiamos você a conhecer estratégias didático-pedagógicas para a inclusão do estudante surdo, possibilitando que desenvolva suas aulas cada vez mais inclusivas, engajando todos os estudantes da sua turma nos processos ensino-aprendizagem por você dirigidos. Durante o período do curso exploraremos diversas estratégias que esperamos lhe auxiliar a promover a inclusão e a aprendizagem de todos estudantes, em particular do estudante surdo. Além disso, teremos a oportunidade de nos encantar com a cultura e o modo singular dessa comunidade. Considerando que este curso foi planejado para docentes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), buscamos articular os conteúdos aos pressupostos teóricos críticos da EPT para, desse modo, promovermos a inclusão do estudante surdo na EPT, contribuindo para a formação enquanto profissionais preparados para atuar no mundo do trabalho. Dessa forma, o curso tem a carga-horária de 30h e está organizado em 4 módulos (Levels), contando com textos de referência (leitura imprescindível e ampliadoras), vídeos, atividades e avaliação final. Além de possibilitar a apreensão de conhecimentos teóricos e experiências a partir de vivências práticas, esperamos contribuir para a compreensão da realidade dos surdos, considerando as experiências, a linguagem e a cultura surda, preparando educadores cada vez mais comprometidos com as necessidades individuais dos estudantes, proporcionando um ambiente educacional acolhedor e respeitoso. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 41.342kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | MBZ | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante Surdo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática Docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Título: dc.title | Formação Continuada Docente na EPT: Estratégias Inclusivas no Processo Ensino-Aprendizagem dos Estudantes Surdos (Arquivo Moodle - mbz) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
backup-formação_inclusão_surdez.mbz | Formação Continuada Docente na EPT: Estratégias Inclusivas no Processo Ensino-Aprendizagem dos Estudantes Surdo (arquivo para moodle) | 41,34 MB | Unknown | /bitstream/capes/739922/2/backup-formação_inclusão_surdez.mbzDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons