Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ramalheiro, Catia Cristina Gavronski | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bataliotti, Soellyn Elene | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-22T12:47:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-22T12:47:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | ramalheiro_ccg_me_prud-1-102 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739918 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Com este estudo temos o objetivo de produzir e avaliar a aplicabilidade de um recurso de Tecnologia Assistiva na interface do Atendimento Educacional Especializado e sala de aula regular junto a uma estudante com deficiência física. A pesquisa é de cunho qualitativo e consubstanciada pelo método da pesquisa participante, a qual é definida como atividade integrada que combina investigação social, trabalho educacional e ação. Os procedimentos da pesquisa foram organizados em seis etapas: encaminhamentos éticos, observação, planejamento, produção do recurso, intervenção com observação participante e avaliação. Como dados utilizamos a aplicação de instrumentos de avaliação a partir do modelo conceitual Matching Person and Technology, produção de imagens e vídeos e todo conteúdo registrado em diário de campo. A pesquisa se realizou em uma escola municipal de Ensino Fundamental pertencente à Diretoria Regional de Educação de Campo Limpo em parceria com a Sala de Recurso Multifuncional. E como resultado pudemos verificar que é possível construir recursos de tecnologia assistiva em parceria com o profissional Laboratório de Informática Educativa, no entanto, é preciso tempo e um trabalho articulado envolvendo vários profissionais, não só da educação, mas da área da saúde também. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8,03MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia assistiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de recurso multifuncional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atendimento educacional especializado | pt_BR |
Título: dc.title | Tecnologia assistiva para estudante com deficiência física: produção de um recurso para auxílio na escrita | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ramalheiro_ccg_me_prud-1-102.pdf | https://repositorio.unesp.br/items/ae67982e-0b16-4717-b56d-f755d54b9cd8 | 8,23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739918/2/ramalheiro_ccg_me_prud-1-102.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons