Tecnologia assistiva para estudante com deficiência física: produção de um recurso para auxílio na escrita

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesppt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRamalheiro, Catia Cristina Gavronski-
Autor(es): dc.contributor.authorBataliotti, Soellyn Elene-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-22T12:47:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-22T12:47:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-07-
identificador: dc.identifier.otherramalheiro_ccg_me_prud-1-102pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739918-
Resumo: dc.description.abstractCom este estudo temos o objetivo de produzir e avaliar a aplicabilidade de um recurso de Tecnologia Assistiva na interface do Atendimento Educacional Especializado e sala de aula regular junto a uma estudante com deficiência física. A pesquisa é de cunho qualitativo e consubstanciada pelo método da pesquisa participante, a qual é definida como atividade integrada que combina investigação social, trabalho educacional e ação. Os procedimentos da pesquisa foram organizados em seis etapas: encaminhamentos éticos, observação, planejamento, produção do recurso, intervenção com observação participante e avaliação. Como dados utilizamos a aplicação de instrumentos de avaliação a partir do modelo conceitual Matching Person and Technology, produção de imagens e vídeos e todo conteúdo registrado em diário de campo. A pesquisa se realizou em uma escola municipal de Ensino Fundamental pertencente à Diretoria Regional de Educação de Campo Limpo em parceria com a Sala de Recurso Multifuncional. E como resultado pudemos verificar que é possível construir recursos de tecnologia assistiva em parceria com o profissional Laboratório de Informática Educativa, no entanto, é preciso tempo e um trabalho articulado envolvendo vários profissionais, não só da educação, mas da área da saúde também.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8,03MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSala de recurso multifuncionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento educacional especializadopt_BR
Título: dc.titleTecnologia assistiva para estudante com deficiência física: produção de um recurso para auxílio na escritapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
ramalheiro_ccg_me_prud-1-102.pdfhttps://repositorio.unesp.br/items/ae67982e-0b16-4717-b56d-f755d54b9cd88,23 MBAdobe PDF/bitstream/capes/739918/2/ramalheiro_ccg_me_prud-1-102.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons