ENSINO COLABORATIVO: UM DIÁLOGO SOBRE PRÁTICAS COLABORATIVAS NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA

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Autor(es): dc.contributorFCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesppt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGrazzinoli, Raquel Xavier-
Autor(es): dc.contributor.authorVillela, Fabio Camargo Bandeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-23T13:52:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-23T13:52:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-27-
identificador: dc.identifier.otherproduto educacional Raquel Grazzinolipt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739912-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa, realizada no Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI - da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, teve o intuito de trazer as contribuições dos estudos realizados no Brasil sobre o Ensino Colaborativo e compreender a atual condição e as possibilidades desse ensino em Juiz de Fora, com o propósito de contribuir com a efetivação de uma escola inclusiva e com a formação de professores adequada para o aprimoramento dessa perspectiva na rede municipal de ensino. Assim, propôs-se pensar como vem se dando o Ensino Colaborativo na rede municipal de ensino de Juiz de Fora, aprofundar as reflexões acerca do tema e apresentar uma possibilidade de reorganização do serviço, bem como um curso de formação para os professores, dentro do organograma de formações ofertadas pela Secretaria de Educação do município, que contribua com a efetivação de tal política. A metodologia utilizada foi de estudo de caso, que se constitui na articulação de pesquisa bibliográfica com e longa experiência da pesquisadora como profissional da rede pública de ensino do Município de Juiz de fora. Foram feitos estudos das políticas nacionais sobre a perspectiva inclusiva no Brasil e do Ensino Colaborativo como mais uma estratégia para a educação. Embora haja muito a ser feito em relação às práticas educacionais inclusivas, observam-se muitos avanços no lócus da investigação, a rede municipal de ensino de Juiz de Fora, o que fica evidenciado na busca pela história da Educação Especial do município e pela vanguarda de ações e de políticas educacionais até aqui desenvolvidas, pontos também abordados pela presente investigação. Por fim, a pesquisa discute a contribuição da pesquisadora à Educação Inclusiva no município de Juiz de Fora a ser feita mediante um produto – especificado em documento anexo – caracterizado como um programa de formação de professores destinado a professores do município responsáveis pela Educação Inclusiva.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent298KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Colaborativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação especialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva em Juiz de Forapt_BR
Título: dc.titleENSINO COLABORATIVO: UM DIÁLOGO SOBRE PRÁTICAS COLABORATIVAS NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso educacionalpt_BR
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