Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Grazzinoli, Raquel Xavier | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Villela, Fabio Camargo Bandeira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-23T13:52:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-23T13:52:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | produto educacional Raquel Grazzinoli | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739912 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa, realizada no Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI - da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, teve o intuito de trazer as contribuições dos estudos realizados no Brasil sobre o Ensino Colaborativo e compreender a atual condição e as possibilidades desse ensino em Juiz de Fora, com o propósito de contribuir com a efetivação de uma escola inclusiva e com a formação de professores adequada para o aprimoramento dessa perspectiva na rede municipal de ensino. Assim, propôs-se pensar como vem se dando o Ensino Colaborativo na rede municipal de ensino de Juiz de Fora, aprofundar as reflexões acerca do tema e apresentar uma possibilidade de reorganização do serviço, bem como um curso de formação para os professores, dentro do organograma de formações ofertadas pela Secretaria de Educação do município, que contribua com a efetivação de tal política. A metodologia utilizada foi de estudo de caso, que se constitui na articulação de pesquisa bibliográfica com e longa experiência da pesquisadora como profissional da rede pública de ensino do Município de Juiz de fora. Foram feitos estudos das políticas nacionais sobre a perspectiva inclusiva no Brasil e do Ensino Colaborativo como mais uma estratégia para a educação. Embora haja muito a ser feito em relação às práticas educacionais inclusivas, observam-se muitos avanços no lócus da investigação, a rede municipal de ensino de Juiz de Fora, o que fica evidenciado na busca pela história da Educação Especial do município e pela vanguarda de ações e de políticas educacionais até aqui desenvolvidas, pontos também abordados pela presente investigação. Por fim, a pesquisa discute a contribuição da pesquisadora à Educação Inclusiva no município de Juiz de Fora a ser feita mediante um produto – especificado em documento anexo – caracterizado como um programa de formação de professores destinado a professores do município responsáveis pela Educação Inclusiva. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 298KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Colaborativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva em Juiz de Fora | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO COLABORATIVO: UM DIÁLOGO SOBRE PRÁTICAS COLABORATIVAS NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Recurso educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto educacional Raquel Grazzinoli.pdf | 298,09 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739912/2/produto educacional Raquel Grazzinoli.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons