Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - Ifac | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Salvino, Ane Kelly Severino | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Amaral, Cledir de Araújo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Ricardo dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-22T21:10:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-22T21:10:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | O berimbau tá chamando, vem pra roda: gincana pedagógica de capoeira como estratégia de ensino da história e cultura afro-brasileira no ensino médio integrado | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739909 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Gincana Pedagógica de Capoeira como estratégia de ensino da história e cultura afro-brasileira no ensino médio integrado é um Produto Educacional (PE) que desafia professores e estudantes, de diferentes áreas, a conhecerem e a vivenciarem práticas educativas relacionadas à capoeira, valorizando as raízes afro-brasileiras de modo a contribuir para o combate ao preconceito e favorecer a formação integral e emancipatória. Este PE é fruto da pesquisa intitulada A capoeira como conteúdo de ensino da história e cultura afro-brasileira nas aulas de educação física no ensino médio integrado, realizada por Ane Kelly Severino Salvino no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Acre (Ifac), situada na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e macroprojeto Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT, sob a orientação de Prof. Dr. Cledir de Araújo Amaral e Prof. Dr. Ricardo dos Santos Pereira. A Gincana Pedagógica de Capoeira foi desenvolvida como processo de pesquisa e envolveu 35 estudantes da turma de 2º ano do Curso Técnico em Informática para a Internet Integrado ao Ensino Médio no Campus Rio Branco do Ifac, tendo a gamificação como metodologia ativa para promover um ambiente lúdico e desafiador ao tratar da discussão e ensino de temáticas de relevância histórica e social, tais como: história da capoeira: as teorias sobre a origem, estilos consagrados da capoeira e mestres; a história da capoeira – local, grupos, mestres e detentores da capoeira na atualidade, em nosso caso, a capoeira no Acre. Incialmente idealizada para estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI), porém, não fica restrita apenas ao EMI e às aulas de Educação Física (EF), podendo ser uma estratégia também desenvolvida em outras modalidades de ensino e por em outras disciplinas do currículo, como: história, artes, literatura, ou mesmo aplicada de maneira multi, inter ou transdisciplinar, sendo esta última possibilidade fortemente recomendada. É importante salientar que o presente PE se caracteriza como um norteador para o desenvolvimento dos conteúdos nas aulas, devendo os professores realizarem as adaptações que for necessária de acordo com a realidade inserida em seu ambiente escolar sem, contudo, descaracterizar a proposta. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 18,4mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Capoeira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégia de Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Título: dc.title | O berimbau tá chamando, vem pra roda: gincana pedagógica de capoeira como estratégia de ensino da história e cultura afro-brasileira no ensino médio integrado | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
O Berimbau tá Chamando Gincana Pedagógica de Capoeira.pdf | O berimbau tá chamando, vem pra roda: gincana pedagógica de capoeira como estratégia de ensino da história e cultura afro-brasileira no ensino médio integrado | 18.85 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739909/2/O Berimbau tá Chamando Gincana Pedagógica de Capoeira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons