Práticas Educativas na Educação Profissional Tecnológica para Estudantes com Deficiência Intelectual

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilhapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSousa, Eliane Teresinha-
Autor(es): dc.contributor.authorBrancher, Vantoir Roberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-22T10:56:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-22T10:56:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://ead.iffarroupilha.edu.br/enrol/index.php?id=691-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739894-
Resumo: dc.description.abstractAs práticas educativas adaptadas são abordagens pedagógicas diferenciadas que atendem às necessidades específicas dos estudantes com Deficiência Intelectual (DI). Portanto, essas práticas desempenham um papel fundamental na promoção da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para esse público. Nesse contexto, isso requer dos educadores, a constante atualização de suas estratégias de ensino. Em direção a isso, apresentamos este Produto Educacional, o qual emergiu de uma pesquisa produzida no espaço do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT de um Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul. Esse recurso educacional intitulado: “Práticas Educativas na Educação Profissional Tecnológica para Estudantes com Deficiência Intelectual”, trata-se de um curso de formação continuada, disponibilizado na Plataforma Moodle, concebido especialmente para os professores atuantes na EPT. Os tópicos abordados neste curso de formação continuada para docentes oferecem um amplo espectro de conhecimentos essenciais. "Deficiência Intelectual: enfrentamento dos desafios" oferece uma base sólida para compreender os obstáculos enfrentados por estes estudantes. "Inclusão da Pessoa com Deficiência Intelectual" destaca a importância da inclusão, promovendo um ambiente de aprendizado acolhedor. "Estratégias de planejamento para a inclusão de estudantes com Deficiência Intelectual" equipara o planejamento, um elemento essencial para a inclusão eficaz. "Práticas educativas: ensinando e aprendendo com estudantes com Deficiência Intelectual na Educação Profissional Tecnológica" aprofunda as técnicas de ensino adaptadas, enquanto "Avaliação do processo de ensino e aprendizagem de estudantes com Deficiência Intelectual" destaca a avaliação, permitindo uma abordagem holística da educação inclusiva. Esses tópicos coletivamente contribuem para capacitar os educadores a desempenhar um papel mais eficaz na promoção do sucesso acadêmico e social de estudantes com DI na EPT. Após a defesa do produto educacional, o curso será ofertado aos professores da Instituição, na modalidade de formação continuada.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Educativas. Educação Profissional. Deficiência Intelectual.pt_BR
Título: dc.titlePráticas Educativas na Educação Profissional Tecnológica para Estudantes com Deficiência Intelectualpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
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