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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MACHADO, Eduarda Cristina Franco | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, Fábio José Costa da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, Cinthia Cunha Maradei | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Ana Kely Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-17T10:34:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-17T10:34:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino por atividades de áreas de figuras geométricas planas construídas no geogebra | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739792 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O processo de ensino e aprendizagem no nosso país está se modificando, à medida que a educação vive um processo de metamorfose, quando que visa o aluno como o protagonista neste processo, e o professor como mediador do conhecimento e não mais como o detentor de todo o conhecimento e com aulas expositivas como outrora. Então preocupou-se em como o ensino e aprendizagem devem ser desenvolvidos, iniciando pesquisas que futuramente consolidaram o campo de pesquisa Ensino. Se comunicando com outras áreas como psicologia e filosofia na busca de sua melhor compreensão. Desta forma, buscamos por um ensino em que motive o aluno, para que este busque pelo conhecimento de forma criativa e que seja prazerosa. Contudo ainda, vemos muitas dificuldades no ensino e aprendizagem desta disciplina, seja por ser historicamente estigmatizada, por não visualizar sua aplicabilidade ou sentindo em seu simbolismo. Neste viés, este livro foi desenvolvido como uma forma de ajudar nesta problemática. Uma vez que, de forma lúdica possibilita o aprendizado de forma significativa através da gamificação. A escolha temática por polinômios foi motivada pela introdução da formalidade matemática e letramento algébrico, que por muitos no 8º ano do ensino fundamental tornou-se um grande vilão, ao se deparar com muitas letras, números e graus para traduzir uma expressão algébrica. Diante desta realidade, então propomos o uso da ferramenta Scratch disponível livremente, onde há a possibilidade de uso desde a sua programação para os alunos permitindo a introdução da linguagem de programação e comandos de lógica, ou se assim o docente preferir, após programado o uso para fins de jogos educacionais. Acrescentamos também que o uso desta ferramenta pode ser utilizada tanto em computadores, quanto em celulares e tablets, com poucas restrições à manipulação das ferramentas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 11693 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Polinômios | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Scratch | pt_BR |
Título: dc.title | O ensino e aprendizagem de polinômios: programação e utilização do scratch como ferramenta para jogos educacionais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Livro Eduarda Machado.pdf | 11,69 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739792/1/Livro Eduarda Machado.pdfDownload |
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