O ensino e aprendizagem de polinômios: programação e utilização do scratch como ferramenta para jogos educacionais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMACHADO, Eduarda Cristina Franco-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Fábio José Costa da-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, Cinthia Cunha Maradei-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Ana Kely Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-17T10:34:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-17T10:34:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-17-
identificador: dc.identifier.otherEnsino por atividades de áreas de figuras geométricas planas construídas no geogebrapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739792-
Resumo: dc.description.abstractO processo de ensino e aprendizagem no nosso país está se modificando, à medida que a educação vive um processo de metamorfose, quando que visa o aluno como o protagonista neste processo, e o professor como mediador do conhecimento e não mais como o detentor de todo o conhecimento e com aulas expositivas como outrora. Então preocupou-se em como o ensino e aprendizagem devem ser desenvolvidos, iniciando pesquisas que futuramente consolidaram o campo de pesquisa Ensino. Se comunicando com outras áreas como psicologia e filosofia na busca de sua melhor compreensão. Desta forma, buscamos por um ensino em que motive o aluno, para que este busque pelo conhecimento de forma criativa e que seja prazerosa. Contudo ainda, vemos muitas dificuldades no ensino e aprendizagem desta disciplina, seja por ser historicamente estigmatizada, por não visualizar sua aplicabilidade ou sentindo em seu simbolismo. Neste viés, este livro foi desenvolvido como uma forma de ajudar nesta problemática. Uma vez que, de forma lúdica possibilita o aprendizado de forma significativa através da gamificação. A escolha temática por polinômios foi motivada pela introdução da formalidade matemática e letramento algébrico, que por muitos no 8º ano do ensino fundamental tornou-se um grande vilão, ao se deparar com muitas letras, números e graus para traduzir uma expressão algébrica. Diante desta realidade, então propomos o uso da ferramenta Scratch disponível livremente, onde há a possibilidade de uso desde a sua programação para os alunos permitindo a introdução da linguagem de programação e comandos de lógica, ou se assim o docente preferir, após programado o uso para fins de jogos educacionais. Acrescentamos também que o uso desta ferramenta pode ser utilizada tanto em computadores, quanto em celulares e tablets, com poucas restrições à manipulação das ferramentas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11693pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPolinômiospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectScratchpt_BR
Título: dc.titleO ensino e aprendizagem de polinômios: programação e utilização do scratch como ferramenta para jogos educacionaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais