Criando um aplicativo para o cálculo de probabilidade com o MIT App Inventor: um guia para alunos e professores do ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBARROS, Thiago de Vaconcelos-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, Cinthia Cunha Maradei-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Fábio José Costa da-
Autor(es): dc.contributor.authorCHAQUIAM, Miguel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-17T10:27:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-17T10:27:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-17-
identificador: dc.identifier.otherCriando um aplicativo para o cálculo de probabilidade com o MIT App Inventor: um guia para alunos e professores do ensino médiopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739791-
Resumo: dc.description.abstractNo contexto do avanço tecnológico, impulsionado por computadores e, sobretudo, smartphones, é evidente o impacto da tecnologia na vida de cada indivíduo. Este fato não pode ser desconsiderado no âmbito dos processos educacionais, pois a tecnologia deve ser vista como uma aliada no processo de ensino e aprendizagem. As novas diretrizes propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) demandam que os alunos compreendam, utilizem e criem tecnologias digitais de informação e comunicação de maneira crítica, significativa, reflexiva e ética em diversas práticas sociais, incluindo o contexto escolar. Neste cenário, este projeto foi concebido durante as aulas da disciplina "Tecnologias de Informática Aplicadas ao Ensino de Matemática", do programa de Pósgraduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará. A ideia subjacente era a criação de um guia com o propósito de ensinar os alunos no uso do MIT App Inventor como uma ferramenta de aprendizagem. Isso visava não apenas consolidar o conhecimento sobre o conteúdo de Probabilidade como um objeto matemático, mas também promover no aluno diferentes habilidades que devem ser ensinadas e utilizadas dentro e fora do ambiente escolar, tais como o Pensamento Computacional. O MIT App Inventor é um ambiente de programação visual e intuitivo que possibilita que professores e alunos criem aplicativos de forma simples e significativa. Como um ambiente de código aberto, permite que os usuários o utilizem e modifiquem sem restrições financeiras. O objetivo deste projeto é fornecer aos estudantes a capacidade de adquirir conhecimento e acesso ao MIT App Inventor, possibilitando-lhes criar um aplicativo voltado ao cálculo de probabilidades, mais especificamente, a probabilidade da interseção de dois eventos independentes. Após com ao aplicativo finalizado, os alunos serão conduzidos por atividades concebidas para consolidar a aprendizagem do conteúdo. Essas atividades permitirão que os estudantes consolidem o aprendizado do conteúdo por meio do aplicativo que eles próprios desenvolverão. Acreditamos que essa abordagem auxiliará no entendimento do objeto matemático probabilidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1159pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de probabilidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectSoftware App Inventorpt_BR
Título: dc.titleCriando um aplicativo para o cálculo de probabilidade com o MIT App Inventor: um guia para alunos e professores do ensino médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais