Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BARROS, Thiago de Vaconcelos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, Cinthia Cunha Maradei | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, Fábio José Costa da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CHAQUIAM, Miguel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-17T10:27:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-17T10:27:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Criando um aplicativo para o cálculo de probabilidade com o MIT App Inventor: um guia para alunos e professores do ensino médio | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739791 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No contexto do avanço tecnológico, impulsionado por computadores e, sobretudo, smartphones, é evidente o impacto da tecnologia na vida de cada indivíduo. Este fato não pode ser desconsiderado no âmbito dos processos educacionais, pois a tecnologia deve ser vista como uma aliada no processo de ensino e aprendizagem. As novas diretrizes propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) demandam que os alunos compreendam, utilizem e criem tecnologias digitais de informação e comunicação de maneira crítica, significativa, reflexiva e ética em diversas práticas sociais, incluindo o contexto escolar. Neste cenário, este projeto foi concebido durante as aulas da disciplina "Tecnologias de Informática Aplicadas ao Ensino de Matemática", do programa de Pósgraduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará. A ideia subjacente era a criação de um guia com o propósito de ensinar os alunos no uso do MIT App Inventor como uma ferramenta de aprendizagem. Isso visava não apenas consolidar o conhecimento sobre o conteúdo de Probabilidade como um objeto matemático, mas também promover no aluno diferentes habilidades que devem ser ensinadas e utilizadas dentro e fora do ambiente escolar, tais como o Pensamento Computacional. O MIT App Inventor é um ambiente de programação visual e intuitivo que possibilita que professores e alunos criem aplicativos de forma simples e significativa. Como um ambiente de código aberto, permite que os usuários o utilizem e modifiquem sem restrições financeiras. O objetivo deste projeto é fornecer aos estudantes a capacidade de adquirir conhecimento e acesso ao MIT App Inventor, possibilitando-lhes criar um aplicativo voltado ao cálculo de probabilidades, mais especificamente, a probabilidade da interseção de dois eventos independentes. Após com ao aplicativo finalizado, os alunos serão conduzidos por atividades concebidas para consolidar a aprendizagem do conteúdo. Essas atividades permitirão que os estudantes consolidem o aprendizado do conteúdo por meio do aplicativo que eles próprios desenvolverão. Acreditamos que essa abordagem auxiliará no entendimento do objeto matemático probabilidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1159 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de probabilidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Software App Inventor | pt_BR |
Título: dc.title | Criando um aplicativo para o cálculo de probabilidade com o MIT App Inventor: um guia para alunos e professores do ensino médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Livro Thiago de Vasconcelos.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739791/1/Livro Thiago de Vasconcelos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: