Sequência Didática em torno da carta do leitor: uma proposta para desenvolver a base argumentativa em estudantes do Ensino Fundamental- anos iniciais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSylvestre, Viviane Fernanda-
Autor(es): dc.contributor.authorManzoni, Rosa Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-14T18:53:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-14T18:53:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-01-
identificador: dc.identifier.otherversão finalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739740-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é resultado de uma pesquisa de mestrado profissional que teve por objetivo investigar as potencialidades da carta do leitor ser usada como instrumento para formar a base argumentativa em estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental .Trata-se de uma sequência didática (SD) em torno do gênero carta do leitor para orientar o docente no desenvolvimento das capacidades de linguagem argumentativas por meio do gênero carta do leitor, destinados aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dessa forma, a SD atuou com todas as operações que desenvolvem as capacidades de linguagem requeridas para a escrita de um texto argumentativo, cujo domínio de linguagem é fortemente requisitado no agir comunicativo cidadão. De acordo com a perspectiva do interacionismo sociodiscursivo (ISD), cuja teoria considera a linguagem como uma prática social. O objetivo é o ensino da língua a partir de atividades de linguagem situadas, que envolvem os estudantes em situações de comunicação reais. Assim, esta SD é um instrumento para auxiliar o professor no percurso de ações educativas, isto é, atividades de linguagem que levem ao desenvolvimento de um raciocínio argumentativo de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por conseguinte, tais ações gestam na criança a capacidade de refutar, sustentar e negociar as tomadas de posições, além de formar sujeitos críticos capazes de construir uma sociedade mais justa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent33,4 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInteracionismo Sociodiscursivopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCarta do leitorpt_BR
Palavras-chave: dc.subject. Base argumentativa no Ensino Fundamentalpt_BR
Título: dc.titleSequência Didática em torno da carta do leitor: uma proposta para desenvolver a base argumentativa em estudantes do Ensino Fundamental- anos iniciaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLíngua Portuguesapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons