Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Jair | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-14T10:38:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-14T10:38:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | ‘As’ fósseis falam: Lucy e Luzia em uma sequência didática alternativa para o ensino de História no 6o ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739729 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta o trabalho desenvolvido durante a pesquisa de mestrado com turmas de 6o ano do Ensino Fundamental. Ela tem como objetivo responder a uma inquietante e recorrente pergunta feita por alunas nas aulas de História: “Professor, por que a História só fala de homens?”. Assim sendo, foi realizada uma breve análise da legislação educacional brasileira privilegiando os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (PCN/1997) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017). A análise documental foi utilizada para apontar o silenciamento da questão de gênero na BNCC e sinalizar precedentes no documento que possibilitem abordar temáticas relativas às questões de gênero. A reflexão bibliográfica sobre as epistemologias feministas e a categoria de gênero buscou questionar o caráter universal do homem como sujeito da História e o apagamento das mulheres na História. Para tal é trazida ao debate teórico as contribuições de Gerda Lerner que afirma ter sido o patriarcado, como criação histórica e ideológica, que invisibilizou e silenciou as mulheres na História. Buscamos demonstrar os protagonismos femininos e a importância das mulheres como sujeitas no processo histórico e perceber as implicações desta generalização na escrita da História e no seu ensino escolar. Para os fundamentos didático-pedagógicos do produto final foram estabelecidos diálogos entre conceitos de regimes de historicidade, com os pensamentos decoloniais do tempo e a elaboração da aula como um artesanato docente. O resultado da pesquisa foi a elaboração e desenvolvimento em sala de aula de uma sequência didática problematizadora, utilizando as epistemologias feministas, notadamente, o conceito da categoria de gênero, como proposição para auxiliar professores/as de História, na prática pedagógica do ensino de História, em sala de aula, para meninas e meninos do 6o ano do Ensino fundamental. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8.752 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Epistemologias Feministas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | 6o ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Origens da Humanidade | pt_BR |
Título: dc.title | 'As' fósseis falam: Lucy e Luzia em uma sequência didática alternativa para o ensino de História no 6º ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
JAIR SILVA_PROFHISTORIA_UERJ.pdf | 8,75 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739729/2/JAIR SILVA_PROFHISTORIA_UERJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons