Sequência Didática: funcionamento, calibração e ajuste de transmissores pneumáticos aplicando a metodologia de ensino da sala de aula invertida, usando vídeos autorais de curta duração e baseada na teoria da aprendizagem significativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Fluminense - IFFpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Adelson Siqueira-
Autor(es): dc.contributor.authorMartins, Robson William Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-14T18:36:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-14T18:36:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-14-
identificador: dc.identifier.otherSequência Didática: funcionamento, calibração e ajuste de transmissores pneumáticos aplicando a metodologia de ensino da sala de aula invertida, usando vídeos autorais de curta duração e baseada na teoria da aprendizagem significativapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739714-
Resumo: dc.description.abstractEsta Sequência Didática (SD) foi elaborada para auxiliar os professores do curso Técnico de Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio no processo de ensino e aprendizagem da parte do conteúdo do componente curricular Laboratório de Instrumentação que trata do funcionamento, calibração e ajustes dos transmissores pneumáticos. Nesta SD foram utilizados os recursos acadêmicos e tecnológicos para tornar as aulas atrativas e motivadoras. Dessa forma, foi aplicada a metodologia de ensino da Sala de Aula Invertida para, dentre outras vantagens, ganhar tempo para o desenvolvimento das atividades práticas por parte dos alunos e a produção dos seus vídeos autorais de curta duração que apresenta o que eles aprenderam. E, para o embasamento teórico desenvolvido nesta SD foi aplicada a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, focando na motivação e no interesse dos alunos. E por último, considerando as dificuldades físicas do Laboratório de Instrumentação Industrial relacionadas a capacidade de atendimento dos alunos, essa SD descreve como dividir a turma em grupos de trabalho para desenvolverem as atividades previstas. Portanto, para se conseguir perceber os benefícios da aplicação desta SD, na sua parte inicial é apresentada uma breve fundamentação teórica dos conceitos pedagógicos trabalhados e como eles se aproximam na prática diária acadêmica. No que diz respeito ao layout dessa SD, ele foi planejado para facilitar a sua utilização com o uso de aparelhos smartphones. Assim, as larguras das caixas de texto foram mantidas reduzidas para se ajustar às telas dos aparelhos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent78 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeTexto - PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTransmissor Pneumáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAjustept_BR
Palavras-chave: dc.subjectCalibraçãopt_BR
Título: dc.titleSequência Didática: funcionamento, calibração e ajuste de transmissores pneumáticos aplicando a metodologia de ensino da sala de aula invertida, usando vídeos autorais de curta duração e baseada na teoria da aprendizagem significativapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologiaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa e dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons