Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Fluminense - IFF | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Adelson Siqueira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Martins, Robson William Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-14T18:36:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-14T18:36:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência Didática: funcionamento, calibração e ajuste de transmissores pneumáticos aplicando a metodologia de ensino da sala de aula invertida, usando vídeos autorais de curta duração e baseada na teoria da aprendizagem significativa | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739714 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta Sequência Didática (SD) foi elaborada para auxiliar os professores do curso Técnico de Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio no processo de ensino e aprendizagem da parte do conteúdo do componente curricular Laboratório de Instrumentação que trata do funcionamento, calibração e ajustes dos transmissores pneumáticos. Nesta SD foram utilizados os recursos acadêmicos e tecnológicos para tornar as aulas atrativas e motivadoras. Dessa forma, foi aplicada a metodologia de ensino da Sala de Aula Invertida para, dentre outras vantagens, ganhar tempo para o desenvolvimento das atividades práticas por parte dos alunos e a produção dos seus vídeos autorais de curta duração que apresenta o que eles aprenderam. E, para o embasamento teórico desenvolvido nesta SD foi aplicada a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, focando na motivação e no interesse dos alunos. E por último, considerando as dificuldades físicas do Laboratório de Instrumentação Industrial relacionadas a capacidade de atendimento dos alunos, essa SD descreve como dividir a turma em grupos de trabalho para desenvolverem as atividades previstas. Portanto, para se conseguir perceber os benefícios da aplicação desta SD, na sua parte inicial é apresentada uma breve fundamentação teórica dos conceitos pedagógicos trabalhados e como eles se aproximam na prática diária acadêmica. No que diz respeito ao layout dessa SD, ele foi planejado para facilitar a sua utilização com o uso de aparelhos smartphones. Assim, as larguras das caixas de texto foram mantidas reduzidas para se ajustar às telas dos aparelhos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 78 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Texto - PDF | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transmissor Pneumático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ajuste | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Calibração | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência Didática: funcionamento, calibração e ajuste de transmissores pneumáticos aplicando a metodologia de ensino da sala de aula invertida, usando vídeos autorais de curta duração e baseada na teoria da aprendizagem significativa | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa e dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons