As últimas testemunhas de Svetlana Aleksiévitch: a Segunda Grande Guerra e a mobilização de narrativas biográficas no ensino-aprendizagem de História na Educação Básica, no contexto da pandemia de COVID-19

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDiniz, Nelsides Leonardo de Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-14T10:21:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-14T10:21:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherAs últimas testemunhas de Svetlana Aleksiévitch: a Segunda Grande Guerra e a mobilização de narrativas biográficas no ensino-aprendizagem de História na Educação Básica, no contexto da pandemia de COVID-19pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739713-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação apresenta uma proposta metodológica de Ensino de História refletindo sobre as possibilidades da utilização de narrativas estudantis como forma de potencializar os conhecimentos históricos criando um contexto de possibilidades de autoconscientização de seus papeis como agentes e produtores de experiências históricas. A descrição de eventos vividos por sobreviventes da Segunda Guerra Mundial presentes no livro As últimas testemunhas, da escritora bielorrussa Svetlana Aleksiévitch, são entendidos como mônadas, como reivindicadas por Walter Benjamin. A partir deles esperamos que os estudantes possam compor suas próprias narrativas, tendo como pano de fundo, e como comparação, o recente momento de rotinização da morte vivido durante a pandemia do coronavírus. A proposta é que o sujeito narrador, no momento em que concebe o ato de se autonarrar, se transforma em um sujeito que percebe e contempla o outro e a si mesmo, podendo assim, a partir das tensões entre o individual e o coletivo, construir um cenário em que presente e passado se tornam significantes e permitem apontar para um outro mundo possível. Por meio do enlace entre história e literatura, discutiu-se acerca de questões relacionadas à memória, experiência, narrativas e currículo. Ao fim é apresentada um plano de sequência didática, com base nas discussões feitas ao longo do trabalho, e uma seleção das mônadas coletadas por Aleksiévithch é oferecida como apêndice.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.387 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura visualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMídias e linguagenspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução e difusão de narrativas históricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMônadaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExperiênciapt_BR
Título: dc.titleAs últimas testemunhas de Svetlana Aleksiévitch: a Segunda Grande Guerra e a mobilização de narrativas biográficas no ensino-aprendizagem de História na Educação Básica, no contexto da pandemia de COVID-19pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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