DE COPÉRNICO A NEWTON: O ENSINO DA GRAVITAÇÃO E O MOVIMENTO DAS MARÉS

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFESpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGONZAGA, ALLINNE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-13T18:36:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-13T18:36:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-25-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO FINAL - ALLINNE VEZULA MATEVELI GONZAGApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739705-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho aborda a aplicação do produto educacional relativo a história da Astronomia no Ensino da Gravitação com ênfase nos personagens e fatos históricos da Astronomia e Mecânica Celeste, como Nicolau Copérnico, Johannes Kepler, Tyco Brahe e Isaac Newton. Tendo como tópico motivador o Comportamento das Marés, uma vez que muitos alunos têm a curiosidade de entendê-lo e questionam “Como a água do mar não entorna e porquê da ocorrência das marés altas e baixas?” Onde a proposta foi a construção de uma sequência didática através de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) com atividades planejadas na Aprendizagem Baseada em Equipes, e referencial teórico fundamentado na Aprendizagem Significativa de D. Ausubel, na transcrição de M. A. Moreira, bem como a análise de dados foi feita através um relato embasado no uso da Estatística descritiva, cujo conceito diz que é a ciência que exibe métodos próprios para recolher, proporcionar e explicar adequadamente conjuntos de dados, sejam eles numéricos ou não, assim sendo, a Estatística é o ramo da matemática que relaciona fatos e números em que há um conjunto de métodos que nos possibilita coletar dados e analisá-los, assim sendo provável realizar alguma interpretação deles. O produto educacional foi aplicado na Escola Família Agrícola de Ibitirama- MEPES, com alunos da Segunda Série do Ensino Médio integrado ao Técnico em Agropecuária, onde é estabelecido a pedagogia da alternância, apesar de termos somente uma turma, foi muito satisfatório aplicar a mesma. Todas as aulas foram realizadas durante os meses de agosto, setembro e outubro do ano de 2022, sendo efetivadas durante o processo de implementação da UEPS e atividades baseadas em equipes em sala de aula, acompanhados de reflexões sobre o método, especulações e possíveis explicações de situações confusas. Esta dissertação gerou o Produto Educacional: Considerações Históricas no Ensino de Gravitação e Movimento das Marés.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectUNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVApt_BR
Título: dc.titleDE COPÉRNICO A NEWTON: O ENSINO DA GRAVITAÇÃO E O MOVIMENTO DAS MARÉSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - PPGEnFispt_BR
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