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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GONZAGA, ALLINNE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-13T18:36:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-13T18:36:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO FINAL - ALLINNE VEZULA MATEVELI GONZAGA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739705 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho aborda a aplicação do produto educacional relativo a história da Astronomia no Ensino da Gravitação com ênfase nos personagens e fatos históricos da Astronomia e Mecânica Celeste, como Nicolau Copérnico, Johannes Kepler, Tyco Brahe e Isaac Newton. Tendo como tópico motivador o Comportamento das Marés, uma vez que muitos alunos têm a curiosidade de entendê-lo e questionam “Como a água do mar não entorna e porquê da ocorrência das marés altas e baixas?” Onde a proposta foi a construção de uma sequência didática através de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) com atividades planejadas na Aprendizagem Baseada em Equipes, e referencial teórico fundamentado na Aprendizagem Significativa de D. Ausubel, na transcrição de M. A. Moreira, bem como a análise de dados foi feita através um relato embasado no uso da Estatística descritiva, cujo conceito diz que é a ciência que exibe métodos próprios para recolher, proporcionar e explicar adequadamente conjuntos de dados, sejam eles numéricos ou não, assim sendo, a Estatística é o ramo da matemática que relaciona fatos e números em que há um conjunto de métodos que nos possibilita coletar dados e analisá-los, assim sendo provável realizar alguma interpretação deles. O produto educacional foi aplicado na Escola Família Agrícola de Ibitirama- MEPES, com alunos da Segunda Série do Ensino Médio integrado ao Técnico em Agropecuária, onde é estabelecido a pedagogia da alternância, apesar de termos somente uma turma, foi muito satisfatório aplicar a mesma. Todas as aulas foram realizadas durante os meses de agosto, setembro e outubro do ano de 2022, sendo efetivadas durante o processo de implementação da UEPS e atividades baseadas em equipes em sala de aula, acompanhados de reflexões sobre o método, especulações e possíveis explicações de situações confusas. Esta dissertação gerou o Produto Educacional: Considerações Históricas no Ensino de Gravitação e Movimento das Marés. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA | pt_BR |
Título: dc.title | DE COPÉRNICO A NEWTON: O ENSINO DA GRAVITAÇÃO E O MOVIMENTO DAS MARÉS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - PPGEnFis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Versão Final Dissertação - Allinne Vezula.pdf | 5,13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739705/2/Versão Final Dissertação - Allinne Vezula.pdfDownload |
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