Violência contra mulheres na sociedade brasileira: compreender para prevenir

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlves Gomes, Gabriela Cavalante-
Autor(es): dc.contributor.authorMachado, Vitor-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-10T12:28:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-10T12:28:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-17-
identificador: dc.identifier.otherViolência contra mulheres na sociedade brasileira_compreender para prevenir.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739646-
Resumo: dc.description.abstractO objeto de aprendizagem desenvolvido é uma sequência didática (SD) que visa subsidiar o trabalho docente com estudantes do Ensino Médio (E.M.) para tornar possível a reflexão filosófica sobre o tema “violência contra mulheres” (VCM), a partir do ensino de filosofia. Espera-se que o material contribua para a problematização da VCM na sociedade brasileira e para a ampliação de vozes na tradição filosófica, uma vez que o referencial teórico utilizado é integralmente feminino. Neste sentido, as pensadoras abordadas pela SD são: Marilena Chauí, Heleieth Saffioti, Marcia Tiburi e Lenore Walker. Com relação à sua elaboração, o principal instrumento utilizado para a coleta de dados foi a pesquisa bibliográfica, e estes foram interpretados à luz da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), cujo método de ensino e aprendizagem tem como eixo estruturante a realização de cinco momentos, sendo eles: a Prática Social, que é ao mesmo tempo ponto de partida e de chegada da prática pedagógica; a Problematização, que analisa e questiona a prática social; a Instrumentalização, momento de contato com o conhecimento historicamente produzido, acumulado, e agora partilhado, o qual permite aos estudantes compreender de maneira sistemática, organizada e intencional os problemas que lhes foram apresentados anteriormente; a Catarse, que se realiza após a apropriação do conhecimento sistematizado, e que viabiliza aos estudantes compreender e expressar de modo mais apurado o seu entendimento sobre as questões suscitadas na prática social, saindo de uma visão sincrética da realidade social, para uma visão sintética da mesma; e, por fim, o retorno à Prática Social. A sequência didática foi aplicada no ano de 2022, em uma 1ª série do E.M. da rede estadual de educação, no interior de São Paulo, quanto aos resultados, identificou-se que a SD promoveu o diálogo e a reflexão filosófica sobre o assunto, bem como a ampliação do cânone filosófico no Ensino Médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,74 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectViolência Contra as Mulherespt_BR
Título: dc.titleViolência contra mulheres na sociedade brasileira: compreender para prevenirpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFilosofiapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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