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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves Gomes, Gabriela Cavalante | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Machado, Vitor | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-10T12:28:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-10T12:28:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Violência contra mulheres na sociedade brasileira_compreender para prevenir.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739646 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objeto de aprendizagem desenvolvido é uma sequência didática (SD) que visa subsidiar o trabalho docente com estudantes do Ensino Médio (E.M.) para tornar possível a reflexão filosófica sobre o tema “violência contra mulheres” (VCM), a partir do ensino de filosofia. Espera-se que o material contribua para a problematização da VCM na sociedade brasileira e para a ampliação de vozes na tradição filosófica, uma vez que o referencial teórico utilizado é integralmente feminino. Neste sentido, as pensadoras abordadas pela SD são: Marilena Chauí, Heleieth Saffioti, Marcia Tiburi e Lenore Walker. Com relação à sua elaboração, o principal instrumento utilizado para a coleta de dados foi a pesquisa bibliográfica, e estes foram interpretados à luz da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), cujo método de ensino e aprendizagem tem como eixo estruturante a realização de cinco momentos, sendo eles: a Prática Social, que é ao mesmo tempo ponto de partida e de chegada da prática pedagógica; a Problematização, que analisa e questiona a prática social; a Instrumentalização, momento de contato com o conhecimento historicamente produzido, acumulado, e agora partilhado, o qual permite aos estudantes compreender de maneira sistemática, organizada e intencional os problemas que lhes foram apresentados anteriormente; a Catarse, que se realiza após a apropriação do conhecimento sistematizado, e que viabiliza aos estudantes compreender e expressar de modo mais apurado o seu entendimento sobre as questões suscitadas na prática social, saindo de uma visão sincrética da realidade social, para uma visão sintética da mesma; e, por fim, o retorno à Prática Social. A sequência didática foi aplicada no ano de 2022, em uma 1ª série do E.M. da rede estadual de educação, no interior de São Paulo, quanto aos resultados, identificou-se que a SD promoveu o diálogo e a reflexão filosófica sobre o assunto, bem como a ampliação do cânone filosófico no Ensino Médio. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,74 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia Histórico-Crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Violência Contra as Mulheres | pt_BR |
Título: dc.title | Violência contra mulheres na sociedade brasileira: compreender para prevenir | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Filosofia | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
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