Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva Mendes, Flaviane da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cynthia França Hunger, Dagmar Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-10T12:14:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-10T12:14:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Trabalhando Jogos para desenvolver a inteligência socioemocional.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739644 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este e-book integra o Produto Educacional desenvolvido na pesquisa de mestrado intitulada ”O jogo na Educação Física escolar e a aprendizagem socioemocional: Superando conflitos escolares na adolescência”, do Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica - Mestrado Profissional, da UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências, Campus Bauru. Ele é um instrumento pedagógico desenvolvido para alunos dos anos finais do ensino fundamental e professores, podendo ser utilizado por outras faixas etárias se adaptado. É resultante de pesquisa participante, na qual a professora-pesquisadora desenvolveu e analisou um processo de ensino e aprendizagem sobre jogos para desenvolver a Inteligência Socioemocional, em uma escola pública do interior paulista. Esse e-book educacional tem como objetivo geral, discutir através de jogos, sentimentos e emoções baseados nos princípios norteadores da aprendizagem socioemocional. Compreendendo-se Inteligência Emocional, de acordo com Daniel Goleman (1995), como a capacidade de criar motivações para si próprio e de persistir num objetivo; de controlar impulsos e saber aguardar pela satisfação de seus desejos; de se manter em bom estado de espírito e de impedir que a ansiedade interfira no raciocínio; de ser empático e autoconfiante. Esta proposta está organizada em práticas pedagógicas que articulam jogos e dinâmicas com estratégias para enfrentamento e superação de desigualdades e diferenças, tendo como foco as Competências Socioemocionais: respeito, cooperação e empatia. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3438 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência Socioemocional | pt_BR |
Título: dc.title | Trabalhando Jogos para desenvolver a inteligência socioemocional | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino Fundamental II | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons