Trabalhando Jogos para desenvolver a inteligência socioemocional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva Mendes, Flaviane da-
Autor(es): dc.contributor.authorCynthia França Hunger, Dagmar Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-10T12:14:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-10T12:14:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-29-
identificador: dc.identifier.otherTrabalhando Jogos para desenvolver a inteligência socioemocional.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739644-
Resumo: dc.description.abstractEste e-book integra o Produto Educacional desenvolvido na pesquisa de mestrado intitulada ”O jogo na Educação Física escolar e a aprendizagem socioemocional: Superando conflitos escolares na adolescência”, do Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica - Mestrado Profissional, da UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências, Campus Bauru. Ele é um instrumento pedagógico desenvolvido para alunos dos anos finais do ensino fundamental e professores, podendo ser utilizado por outras faixas etárias se adaptado. É resultante de pesquisa participante, na qual a professora-pesquisadora desenvolveu e analisou um processo de ensino e aprendizagem sobre jogos para desenvolver a Inteligência Socioemocional, em uma escola pública do interior paulista. Esse e-book educacional tem como objetivo geral, discutir através de jogos, sentimentos e emoções baseados nos princípios norteadores da aprendizagem socioemocional. Compreendendo-se Inteligência Emocional, de acordo com Daniel Goleman (1995), como a capacidade de criar motivações para si próprio e de persistir num objetivo; de controlar impulsos e saber aguardar pela satisfação de seus desejos; de se manter em bom estado de espírito e de impedir que a ansiedade interfira no raciocínio; de ser empático e autoconfiante. Esta proposta está organizada em práticas pedagógicas que articulam jogos e dinâmicas com estratégias para enfrentamento e superação de desigualdades e diferenças, tendo como foco as Competências Socioemocionais: respeito, cooperação e empatia.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3438 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectJogospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInteligência Socioemocionalpt_BR
Título: dc.titleTrabalhando Jogos para desenvolver a inteligência socioemocionalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino Fundamental IIpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons