CRESCER PARA TRANSFORMAR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Simone Pires de-
Autor(es): dc.contributor.authorCynthia França Hunger, Dagmar Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-10T13:40:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-10T13:40:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-29-
identificador: dc.identifier.otherCRESCER PARA TRANSFORMARpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739635-
Resumo: dc.description.abstractO e-book é um instrumento pedagógico desenvolvido para crianças e/ou adolescentes, estudantes e professores dos anos finais do EF, podendo ser utilizado por estudantes mais velhos, adaptando-o. A história é de uma lagarta que passa por situações que lhe parecem ser grandes problemas, envolvendo questões intrapessoais (autoestima, autocontrole, cuidados com o corpo, entre outras) e interpessoais (empatia, cooperação, respeito, entre outras). Mais tarde, em sua fase no casulo, ela passa a refletir sobre como suas atitudes, pensamentos e sentimentos haviam sido disfuncionais, enquanto lagarta, e que precisa alterá- los, pois começa a perceber as consequências negativas deles. Ao final da fase no casulo, ela desperta como borboleta, como resultado de um processo de amadurecimento que, para ela, não foi somente físico, mas também emocional, percebendo que podia ser feliz consigo mesma e com aqueles com quem convivia. Ao término da história, o(a) leitor(a) pode responder a um quiz que, de acordo com as pontuações referentes às respostas dadas, o resultado obtido lhe confere um título simbólico, referente ao nível de maturidade emocional em que se encontra: o título de lagarta que representa alguém que não possui uma autoimagem positiva; não enfrenta adequadamente algumas situações consideradas complicadas por não saber lidar com as emoções e acaba sofrendo. O título de casulo, daquele que está em processo de reflexão e de aprendizado; que busca o autoconhecimento; faz uma autocrítica, a fim de conquistar um amadurecimento emocional e, por último, o título de borboleta, que consegue lidar com alguns pensamentos e situações considerados complicados, de forma considerada adequada, num processo de amadurecimento. Após o quiz, há outras atividades e passatempos que podem ser utilizados por educadores em salas de aula, a fim de colaborarem com aulas que tenham em vista o desenvolvimento de competências socioemocionais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent36 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEscolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Socioemocionalpt_BR
Título: dc.titleCRESCER PARA TRANSFORMARpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino Fundamental IIpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons