Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Mandolini, Sara | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-10T13:35:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-10T13:35:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL - E-BOOK CRIATIVE-SE! VAMOS FAZER UM PROJETO EM ARTE | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739633 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional consiste em um e-book ilustrado, intitulado “Criative-se: vamos fazer um projeto em Arte?”, resultado da pesquisa “A aprendizagem e o ensino da Arte na concepção dos Projetos de Trabalho: o desenvolvimento da criatividade no Ensino Fundamental", desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Docência em Educação Bá- sica (Mestrado Profissional), pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP. O e-book é livre para todos os públicos, podendo ser utilizado por estudantes e professores como possibilidade de auxiliar na compreensão e desenvolvimento da criativi- dade nas aulas de Arte, aproximando o leitor das vivências. Apresenta um percurso de desenvolvimento das ações nas aulas de Artes através da perspectiva dos Projetos de Tra- balho (HERNÁNDEZ, 1998), sem a intenção de propor um passo a passo, um método es- tabelecido, um guia, um tutorial, mas sim uma possibilidade de aprendizagem e ensino da Arte: uma possibilidade de desenvolver a criatividade dos estudantes através de uma con- cepção de educação e escola, que leva em consideração o estudante como centro de seu processo de aprendizagem. Para que se cumpra tal intencionalidade, o conteúdo que se encontra descrito ao longo das páginas, apresenta o percurso realizado com estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental de uma escola no interior de São Paulo. Para tal, apoiamo- nos na concepção dos Projetos de Trabalho de Fernando Hernández (1998), nos conceitos de criatividade de Bruno Munari (2018), Lev Vigotski (2009) e Gianni Rodari (1982). As conexões realizadas e o desenvolvimento da pesquisa podem ser acessados ao final do e- book, assim como os projetos desenvolvidos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 23,4 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Criatividade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem e Ensino da arte | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Projetos de Trabalho | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental I | pt_BR |
Título: dc.title | CRIATIVE-SE: VAMOS FAZER UM PROJETO EM ARTE? | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Artes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons