Formação de conceito científico no processo de alfabetização: um caminho possível

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLeite, Neusa Moreira de Sousa-
Autor(es): dc.contributor.authorManzoni, Rosa Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-10T13:08:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-10T13:08:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-12-
identificador: dc.identifier.otherDispositivo Didático versão finalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739630-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é resultado de uma pesquisa de mestrado profissional que teve por objetivo investigar a formação de conceitos científicos na criança, em processo de alfabetização, mediada pela literatura infantil. Trata-se de um roteiro didático-pedagógico com algumas diretrizes para o ensino orientado à formação de conceitos científicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva da Psicologia Histórico Cultural. De acordo com a Pedagogia Histórico-Crítica, a escola tem por função social disponibilizar os conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade e o(a) professor(a) tem o papel primordial de organizar o ensino desses conteúdos. Assim, este roteiro didático-pedagógico é um instrumento para auxiliar o professor no percurso de ações educativas, que levem à formação de conceitos científicos, progressivamente. Por conseguinte, tais ações gestam na criança a capacidade de pensar abstratamente, cujas transformações psíquicas gerarão saltos qualitativos ao ponto de requalificar a estrutura semântica da palavra.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8,58 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação de conceitopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConceitos científicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia Histórico-Culturalpt_BR
Título: dc.titleFormação de conceito científico no processo de alfabetização: um caminho possívelpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineAlfabetizaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons