Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Leite, Neusa Moreira de Sousa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Manzoni, Rosa Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-10T13:08:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-10T13:08:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dispositivo Didático versão final | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739630 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é resultado de uma pesquisa de mestrado profissional que teve por objetivo investigar a formação de conceitos científicos na criança, em processo de alfabetização, mediada pela literatura infantil. Trata-se de um roteiro didático-pedagógico com algumas diretrizes para o ensino orientado à formação de conceitos científicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva da Psicologia Histórico Cultural. De acordo com a Pedagogia Histórico-Crítica, a escola tem por função social disponibilizar os conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade e o(a) professor(a) tem o papel primordial de organizar o ensino desses conteúdos. Assim, este roteiro didático-pedagógico é um instrumento para auxiliar o professor no percurso de ações educativas, que levem à formação de conceitos científicos, progressivamente. Por conseguinte, tais ações gestam na criança a capacidade de pensar abstratamente, cujas transformações psíquicas gerarão saltos qualitativos ao ponto de requalificar a estrutura semântica da palavra. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8,58 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de conceito | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Conceitos científicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura Infantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia Histórico-Cultural | pt_BR |
Título: dc.title | Formação de conceito científico no processo de alfabetização: um caminho possível | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Alfabetização | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dispositivo Didático versão final.pdf | 8,8 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739630/2/Dispositivo Didático versão final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons