
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pinheiro, Luciana Chiti | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Mello, Denise Fernades de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-10T12:56:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-10T12:56:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-24 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto – Eureka uma vez | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739629 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O Produto desta pesquisa é uma coleção contendo quatro histórias inéditas, seguidas de alguns experimentos, na área da ciência da natureza, intitulado: EuRekA uma vez: histórias para aprender ciências e se encantar. A pesquisa para a elaboração do produto educacional ocorreu em uma escola de educação infantil integral do interior do Estado de São Paulo, com 26 alunos com idades entre 4 e 5 anos. Realizamos 3 estudos. No primeiro estudo, levantamento e análise dos livros da própria escola. No segundo estudo elaboramos junto com as professoras 4 sequências didáticas investigativas que foram aplicadas e analisadas, culminando nos 4 livros intitulados: “Quem é a mãe da lagarta?”, “O que é... Densidade”, “Ju e o Sol” e “A história do dentinho”. E no terceiro estudo a análise da contação de cada história e dos experimentos. Cada uma das histórias tem entre dez e vinte e seis páginas, com desenhos atrativos de acordo com o perfil leitor. A escrita dos livros foi pensada para ser em letra de forma maiúscula, tipo de letra trabalhada na educação infantil. Em cada um dos livros tem experimentos que podem ser realizados em sala de aula, com materiais de simples acesso e fácil execução. A Metodologia de desenvolvimento do produto seguiu os seguintes passos: definição dos temas, a escrita das histórias e experimentos, a criação ou busca de imagens e ilustrações, a revisão do conteúdo e a revisão gramatical. A análise dos dados coletados na pesquisa mostra que os alunos participaram ativamente, envolvendo-se em práticas típicas de ciências como observação, formulação de hipóteses, testes, discussão e a comunicação. Como principais habilidades desenvolvidas citamos o protagonismo, autonomia, a escuta ativa, a ampliação do conhecimento inicial, envolvimento, colaboração, encantamento e criatividade. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 5,4 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências da Natureza | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Investigativo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Contação de Histórias | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Mediação de Leitura | pt_BR |
| Título: dc.title | EuRekA uma vez: histórias para aprender ciências e se encantar | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação Infantil | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | PPG Ensino | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto - Eureka uma vez.pdf | 5.48 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739629/2/Produto - Eureka uma vez.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons