EuRekA uma vez: histórias para aprender ciências e se encantar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPinheiro, Luciana Chiti-
Autor(es): dc.contributor.authorMello, Denise Fernades de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-10T12:56:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-10T12:56:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-24-
identificador: dc.identifier.otherProduto – Eureka uma vezpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739629-
Resumo: dc.description.abstractO Produto desta pesquisa é uma coleção contendo quatro histórias inéditas, seguidas de alguns experimentos, na área da ciência da natureza, intitulado: EuRekA uma vez: histórias para aprender ciências e se encantar. A pesquisa para a elaboração do produto educacional ocorreu em uma escola de educação infantil integral do interior do Estado de São Paulo, com 26 alunos com idades entre 4 e 5 anos. Realizamos 3 estudos. No primeiro estudo, levantamento e análise dos livros da própria escola. No segundo estudo elaboramos junto com as professoras 4 sequências didáticas investigativas que foram aplicadas e analisadas, culminando nos 4 livros intitulados: “Quem é a mãe da lagarta?”, “O que é... Densidade”, “Ju e o Sol” e “A história do dentinho”. E no terceiro estudo a análise da contação de cada história e dos experimentos. Cada uma das histórias tem entre dez e vinte e seis páginas, com desenhos atrativos de acordo com o perfil leitor. A escrita dos livros foi pensada para ser em letra de forma maiúscula, tipo de letra trabalhada na educação infantil. Em cada um dos livros tem experimentos que podem ser realizados em sala de aula, com materiais de simples acesso e fácil execução. A Metodologia de desenvolvimento do produto seguiu os seguintes passos: definição dos temas, a escrita das histórias e experimentos, a criação ou busca de imagens e ilustrações, a revisão do conteúdo e a revisão gramatical. A análise dos dados coletados na pesquisa mostra que os alunos participaram ativamente, envolvendo-se em práticas típicas de ciências como observação, formulação de hipóteses, testes, discussão e a comunicação. Como principais habilidades desenvolvidas citamos o protagonismo, autonomia, a escuta ativa, a ampliação do conhecimento inicial, envolvimento, colaboração, encantamento e criatividade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,4 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiências da Naturezapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Investigativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectContação de Históriaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMediação de Leiturapt_BR
Título: dc.titleEuRekA uma vez: histórias para aprender ciências e se encantarpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Infantilpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons