Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Anderson Arnaldo da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-09T16:00:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-09T16:00:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | FONTES DIGITAIS DA BARRA DO ARIRIÚ: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DE PALHOÇA-SC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739618 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma proposta metodológica de Ensino de História para o bairro Barra do Aririú, em Palhoça, a partir do diálogo entre fontes digitais e História local. Nesse sentido, trabalha-se na perspectiva do uso de fontes históricas no Ensino de História, como meio de problematizar as questões pertinentes a produção e difusão de discursos digitais presentes em nossa sociedade, e construir, junto aos alunos, narrativas históricas elaboradas por meio da pesquisa histórica. A metodologia do trabalho foi obtida a partir de pesquisa documental e da análise de um conjunto de fontes históricas digitais, e da inter-relação entre elas. A partir disso, foram elaboradas aulas-oficinas a serem realizadas com os estudantes do bairro, visando um Ensino de História mais criativo, crítico, interativo e que possibilita o letramento digital. Um ebook foi desenvolvido especialmente para disponibilizar a proposta metodológica para professores e pesquisadores. Nele contém as seis aulas-oficinas, contendo as sugestões de fontes digitais a serem trabalhadas pelos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem, como também, problematizações sobre as fontes digitais da Barra do Aririú. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; Ensino de História; História Digital; Fontes Digitais; História Local; Barra do Aririú. | pt_BR |
Título: dc.title | FONTES DIGITAIS DA BARRA DO ARIRIÚ: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DE PALHOÇA-SC | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ANDERSONARNALDODASILVAPROFHISTÓRIAUFSC.pdf | 15,43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739618/2/ANDERSONARNALDODASILVAPROFHISTÓRIAUFSC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons