A HISTÓRIA DO HAITI NA PERSPECTIVA DOS MIGRANTES HAITIANOS EM SANTA CATARINA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Paula Vieira Parreiras-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-09T15:13:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-09T15:13:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherA HISTÓRIA DO HAITI NA PERSPECTIVA DOS MIGRANTES HAITIANOS EM SANTA CATARINA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739617-
Resumo: dc.description.abstractOs migrantes haitianos que chegam em Santa Catarina, integrando-se ao seu cotidiano e ocupando diferentes postos de trabalho e escolas, enfrentam dificuldades para adaptar-se, dado o preconceito que resulta da soma de duas questões latentes em nossa sociedade, o estranhamento com os estrangeiros, especialmente os não-brancos e o racismo. Esse tema é objeto de análise desta pesquisa desenvolvida no âmbito do Profhistória da Universidade Federal de Santa Catarina que apresenta uma proposta metodológica para o ensino de História do Haiti por meio das narrativas de cinco migrantes haitianos. Para a construção desta proposta didática foi utilizada a metodologia da História Oral que orientou a produção de entrevistas com migrantes haitianos, em uma série de encontros e espaços de diálogo que produziram narrativas diaspóricas capazes de nos aproximar destes sujeitos, seus saberes, suas trajetórias e experiências. Foi por meio destas memórias que foram construídas uma série de três oficinas: “Haiti Migrante”; “Conhecer Haiti” e “Brasil e Haiti: Histórias e Conexões”. As oficinas empenham-se em trazer para o espaço escolar novas narrativas sobre o país caribenho, produzindo um outro referencial de negritude através do protagonismo negro, presente na história haitiana. Desse modo, visa contribuir para uma educação de compromisso antirracista e para a desconstrução de visões estereotipadas e estigmatizadas acerca dos haitianos e sua história. Ao relacionar as narrativas migrantes com uma série de outras fontes históricas como documentos, imagens, fotografias, notícia de jornal, história em quadrinho, propõe-se um Ensino de História pautado na investigação, na pesquisa e na reflexão. As oficinas foram direcionadas especialmente a professores, mas também podem ser acessadas por estudantes, pesquisadores e demais pessoas interessadas na História do Haiti, por meio de um website intitulado Ensinar Haiti, no qual é possível acessar a proposta pedagógica e as atividades didáticas que compõe a dimensão propositiva desse trabalho.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; Ensino de História; História do Haiti; Migração; Diáspora; Memória.pt_BR
Título: dc.titleA HISTÓRIA DO HAITI NA PERSPECTIVA DOS MIGRANTES HAITIANOS EM SANTA CATARINA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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