"YES, NÓS TEMOS BANANA": A CANÇÃO TROPICALISTA COMO INSTRUMENTO E OBJETO DE ESTUDOS NO ENSINO DE HISTÓRIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Leandro Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-11-09T15:05:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-11-09T15:05:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.other"YES, NÓS TEMOS BANANA": A CANÇÃO TROPICALISTA COMO INSTRUMENTO E OBJETO DE ESTUDOS NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739616-
Resumo: dc.description.abstractA Tropicália, movimento cultural e artístico surgido no Brasil no final dos anos 1960, representou mudanças significativas na forma de se pensar a arte brasileira. Por meio de uma miríade de ideias, proposições estéticas e representações sobre o Brasil, o movimento marca um período de ruptura na produção artística nacional, ao valorizar o experimentalismo e estabelecer diálogos profícuos com a produção cultural estrangeira. Esta dissertação propõe problematizar a presença da Tropicália no Ensino de História, com o intuito de compreender os inúmeros embates, conexões e trocas culturais estabelecidas pelos artistas brasileiros e estrangeiros. Nesta perspectiva, convém considerar as contribuições teórico-metodológicas da História Global, inserindo a arte tropicalista em seus inúmeros contextos – local, regional e global. A ênfase recai sobre a análise da canção, considerando-a em duas vias: como metodologia, para pensá-la como documento histórico em sala de aula; como objeto de estudo, compreendendo-a a partir dos significados estéticos e culturais de sua composição. A fim de materializar esta proposta, serão apresentadas, como produto final, três sequências didáticas direcionadas aos professores de História do Ensino Médio. A proposta metodológica consiste em analisar as canções tropicalistas, de artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Tom Zé, a partir de suas letras e para além delas: elementos como o gênero, ritmo, melodia, instrumentos, entre outros, são incorporados à análise documental, de modo a pensar a canção não apenas como arte e fruição, mas também como objeto de reflexão e aprendizagem histórica.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; Tropicália; Movimento tropicalista; Canção; Ensino de História; História Global.pt_BR
Título: dc.title"YES, NÓS TEMOS BANANA": A CANÇÃO TROPICALISTA COMO INSTRUMENTO E OBJETO DE ESTUDOS NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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