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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Leandro Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-11-09T15:05:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-11-09T15:05:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | "YES, NÓS TEMOS BANANA": A CANÇÃO TROPICALISTA COMO INSTRUMENTO E OBJETO DE ESTUDOS NO ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/739616 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Tropicália, movimento cultural e artístico surgido no Brasil no final dos anos 1960, representou mudanças significativas na forma de se pensar a arte brasileira. Por meio de uma miríade de ideias, proposições estéticas e representações sobre o Brasil, o movimento marca um período de ruptura na produção artística nacional, ao valorizar o experimentalismo e estabelecer diálogos profícuos com a produção cultural estrangeira. Esta dissertação propõe problematizar a presença da Tropicália no Ensino de História, com o intuito de compreender os inúmeros embates, conexões e trocas culturais estabelecidas pelos artistas brasileiros e estrangeiros. Nesta perspectiva, convém considerar as contribuições teórico-metodológicas da História Global, inserindo a arte tropicalista em seus inúmeros contextos – local, regional e global. A ênfase recai sobre a análise da canção, considerando-a em duas vias: como metodologia, para pensá-la como documento histórico em sala de aula; como objeto de estudo, compreendendo-a a partir dos significados estéticos e culturais de sua composição. A fim de materializar esta proposta, serão apresentadas, como produto final, três sequências didáticas direcionadas aos professores de História do Ensino Médio. A proposta metodológica consiste em analisar as canções tropicalistas, de artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Tom Zé, a partir de suas letras e para além delas: elementos como o gênero, ritmo, melodia, instrumentos, entre outros, são incorporados à análise documental, de modo a pensar a canção não apenas como arte e fruição, mas também como objeto de reflexão e aprendizagem histórica. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; Tropicália; Movimento tropicalista; Canção; Ensino de História; História Global. | pt_BR |
Título: dc.title | "YES, NÓS TEMOS BANANA": A CANÇÃO TROPICALISTA COMO INSTRUMENTO E OBJETO DE ESTUDOS NO ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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LEANDROLOPESCOSTAPROFHISTÓRIAUFSC.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/739616/2/LEANDROLOPESCOSTAPROFHISTÓRIAUFSC.pdfDownload |
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